SP permite que lojas em locais da Fase Amarela abram por até 8 horas

Horário de funcionamento não poderá se estender após as 22h

Publicado em 21/08/2020 - 09:51 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A partir de hoje (21) os estabelecimentos comerciais do estado de São Paulo localizados em regiões que estão na Fase 3 - Amarela do Plano São Paulo podem estender seu horário de funcionamento de seis para oito horas. A medida vale para bares, restaurantes, shoppings, comércios de rua, salões de beleza e barbearias, academias e eventos, que poderão decidir se fracionarão o horário ao longo do dia.

Cada município terá autonomia para decidir se essa mudança será ou não adotada e de que forma será implementada. O horário de funcionamento não poderá se estender depois das 22h para evitar aglomerações. Na Fase Amarela, as regiões podem reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.

Até este momento, nenhuma região do estado está classificada na fase verde. Mas há uma expectativa de que a capital paulista possa ser classificada nessa fase com a nova atualização do Plano que vai ocorrer hoje. A fase verde prevê que os estabelecimentos comerciais possam ter 60% de sua capacidade em funcionamento.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias