Brasil conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática da CPLP

Publicado em 18/07/2014 - 19:58 Por Da Agência Brasil* - Rio de Janeiro e Luanda

O Brasil conquistou uma medalha de ouro e três de prata na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terminou hoje (18) em Luanda, capital angolana. O ouro ficou com o estudante André Yuji Hisatsuga, de São Paulo, e a prata, com João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza, Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeiro e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre. A equipe nacional foi acompanhada pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo.

Segundo a coordenadora do evento, a angolana Glória da Gama, Portugal também obteve medalha de ouro na competição, que tem fins educativos. Ela informou que os demais países participantes – Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – ficaram com medalhas de prata e bronze. Não participaram da olimpíada estudantes da Guiné-Bissau e do Timor Leste, países que também são membros da CPLP.

Participaram da competição delegações de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, cada uma com quatro estudantes de até 18 anos. Criado em 2011, o concurso tem o objetivo de fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes.

Na olimpíada deste ano, cujo lema foi "Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado", os concorrentes resolveram, em provas individuais, três problemas propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado por representantes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

A participação do Brasil no evento da CPLP é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática.

No ano que vem, o concurso será em Cabo Verde. Na última edição, realizada em 2013 em Maputo, capital moçambicana, o Brasil conquistou quatro medalhas – duas de ouro, uma prata e uma de bronze, ficando, pelo terceiro ano consecutivo com o primeiro lugar geral na competição.

*Com informações do site da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Agência Lusa

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias