Reitoria da USP e sindicato chegam a acordo que pode pôr fim à greve

Publicado em 17/09/2014 - 21:52 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Na quinta reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) chegaram a um acordo que pode colocar fim à maior greve já feita pela categoria, que hoje (17) completou 114 dias.

Os termos ajustados serão levados a apreciação da assembleia tanto de professores quanto de funcionários, que serão feitas nas próximas amanhã (18) e sexta-feira (19), respectivamente. Se aprovados, as aulas deverão voltar na próxima segunda-feira (22).

Além dos itens anteriormente já aceitos pelas partes - 5,2% de reajuste salarial pagos em duas parcelas -  foram acertados hoje o pagamento de um abono salarial de 28,6% (dez dias após a homologação do acordo) e do décimo terceiro salário de forma integral.

Também chegaram a um acordo em relação à compensação dos dias de paralisação e do trabalho acumulado: será feito no limite diário de uma hora extraordinária ao longo de até 70 dias, a depender de negociação em cada unidade da universidade. Os pagamentos do auxílio-transporte e do vale-refeição, descontados durante a greve, serão feitos no próximo salário.

Convidados pelo tribunal a participarem da reunião de hoje, o reitor da universidade, Marco Antonio Zago, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Nelson Luiz Baeta, não compareceram. 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias