Vencedores da Olimpíada do Conhecimento serão anunciados hoje

Publicado em 07/09/2014 - 09:05 Por Mariana Tokarnia - Enviada Especial* - Belo Horizonte

Após quatro dias de competição, serão anunciados hoje (7) os vencedores da 8ª Olimpíada do Conhecimento. Mais de 700 profissionais e estudantes de cursos técnicos mostraram as habilidades em resolver questões que terão que enfrentar no dia a dia de trabalho. As provas terminaram ontem (6).

Serão premiados os três melhores de cada uma das 58 modalidades, com medalhas de ouro, prata e bronze. Cada modalidade equivale a ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Os critérios de avaliação variaram de acordo com a profissão, entre eles estão agilidade, segurança e planejamento.

O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano vão concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será em São Paulo.

Os competidores são de cursos profissionalizantes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos institutos federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, fizeram parte das provas.

Puderam participar os estudantes com menos de 21 anos de idade com, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou com formação técnica de nível médio na área.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas e é realizada de dois em dois anos pelo Senai. Neste ano, ocorre em Belo Horizonte.

A cerimônia de premiação será às 17h, no Minas Tênis Clube. Está previsto show com a banda Jota Quest. O evento será fechado ao público.

*A repórter viajou a convite do Senai.

Edição: Andréa Quintiere

Últimas notícias