Olimpíada de Matemática ocorre neste fim de semana em 45 cidades

Publicado em 25/10/2014 - 17:56 Por Da Agência Brasil - Brasília

Neste final de semana, 1,2 mil estudantes participam da terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As provas serão aplicadas hoje (25) e amanhã (26) em 45 cidades. Os vencedores poderão participar do processo de seleção para representar o Brasil em competições internacionais de matemática.

A primeira fase da competição ocorreu em junho e teve a participação de 564 mil estudantes de escolas públicas e privadas e de universitários. As provas da fase final serão aplicadas a partir das 14h, no horário de Brasília, nos centros de aplicação em todo o país. A lista com os locais de prova e mais informações podem ser acessadas no site da OBM.

Os estudantes do nível 1 (6º ano e 7º ano do ensino fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões a ser resolvidas em um tempo máximo de quatro horas e meia, no sábado. O nível 2 (8º ano e 9º ano do ensino fundamental), nível 3 (ensino médio) e o nível universitário (estudantes de graduação) farão duas provas discursivas, neste sábado e domingo, com três problemas que devem ser resolvidos no prazo máximo de quatro horas e meia em cada dia.

A lista com os vencedores da olimpíada será publicada em dezembro no site da competição. Eles receberão medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, em janeiro de 2015, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. 

A OBM é realizada desde 1979. O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias