Ex-reitor da UnB tem demissão publicada no Diário Oficial da União

Publicado em 26/02/2015 - 21:16 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (26) no Diário Oficial da União a demissão do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Timothy Martin Mulholland. A decisão está em três portarias referentes a três processos administrativos. A pasta considerou Mulloland culpado por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e por improbidade administrativa.

A decisão foi tomada, de acordo com o despacho do ministro da Educação, Cid Gomes, "considerando a natureza e a gravidade das infrações cometidas, os danos que provieram, as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais dos servidores, bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e que há subsunção das condutas dos servidores aos tipos administrativos".

Quando os possíveis casos vieram à tona, a reitoria da UnB foi ocupada por estudantes que exigiam a saída do reitor. Mullonland acabou renunciando, mas manteve-se ligado à universidade. Além do processo adminisrativo, o ex-reitor ainda enfrenta dois processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Em outros dois processos, o ex-reitor obteve decisão favorável e as ações foram arquivadas.

Mulholland foi reitor da UnB de novembro de 2005 a abril de 2008. Em 2009, o MEC solicitou a abertura de uma comissão da Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar possíveis irregularidades neste período. A CGU finalizou a análise em 2014, recomendando a punição dos servidores envolvidos em irregularidades ao firmar convênios com fundações de apoio. O MEC informa que acolheu posicionamento da CGU.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.