Interior do Rio tem Semana de Astronomia com foco em alunos da educação básica

Publicado em 27/04/2015 - 17:04 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A chefe da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, Katia Pinheiro, abre na noite de hoje (27) a 3ª Semana de Astronomia de Vassouras com a palestra “De olho no campo magnético da Terra”. A pesquisadora vai falar da importância do Observatório Magnético de Vassouras e a conjuntura política e econômica no país quando essa unidade vinculada ao Observatório Nacional foi criada.

O Observatório Magnético de Vassouras completa 100 anos em 2015. “É o observatório mais antigo da América Latina”, disse o organizador do encontro, o professor de física Leonardo Corrêa.

O evento vai até o próximo dia 30, com atividades científicas gratuitas abertas para o público em geral, mas com foco voltado para crianças e jovens das redes pública e privada de ensino do município, situado no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Segundo Corrêa, o objetivo é despertar o interesse dos alunos para o estudo das ciências. “Por meio da astronomia e da física, queremos promover o estímulo ao conhecimento da ciência de modo geral. O foco são estudantes da educação básica, tanto do ensino fundamental como médio.”

A partir de amanhã (28), a Semana de Astronomia terá a Caravana da Ciência da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. A carreta traz vários experimentos de física e química, que serão mostrados aos estudantes, junto com o planetário móvel da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Trata-se de um planetário inflável, itinerante, que atenderá aos alunos durante o dia.

O público terá oportunidade de conhecer também a exposição de meteoritos que a astrônoma do Museu Nacional Elizabeth Zucolotto levará até o município. “Ela cataloga meteoritos pelo Brasil afora”, disse Leonardo Corrêa. Haverá ainda uma exposição de astrofotografia, com fotos de planetas, estrelas e nebulosas feitas pelo astrônomo amador Luis Carlos Oliveira.

Na Praça Barão de Campo Belo, haverá observação do céu, de dia e à noite, com telescópios especiais, com ajuda de astrônomos como Eugênio Reis Neto, do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Serão oferecidos aos alunos dois minicursos. O primeiro, programado para amanhã (28), preparará os jovens para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, que ocorrerá em escolas de todo o país no dia 15 de maio. “Os pesquisadores vão comentar questões mais específicas de astronomia e física ligadas à astrofísica”, acrescentou Corrêa. O presidente da comissão nacional organizadora da olimpíada é o professor João Batista Canalle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O segundo curso visa à capacitação de alunos multiplicadores para uso de telescópios dobsonianos instalados em escolas, mas subutilizados, segundo o professor de física. “A ideia é capacitar os próprios alunos das escolas para que eles possam utilizar [esses instrumentos astronômicos]”. Cada minicurso teve 40 alunos inscritos.

Fonte: Interior do Rio tem Semana de Astronomia com foco em alunos da educação básica