Especialistas em educação debaterão criação de base curricular nacional

Publicado em 17/06/2015 - 19:59 Por Da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Educação, Renato Janine, fala na Comissão de Educação do Senado sobre os cortes no orçamento do MEC (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Janine: base nacional curricular fortalecerá

a educação básica  Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, criou hoje (17), por meio de portaria, uma comissão de especialistas para debater a definição de uma base nacional comum curricular, exigência do Plano Nacional de Educação, sancionado ano passado pela presidenta Dilma Roussef.

A base deve estabelecer os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes do ensino fundamental e médio em todo o país. O mecanismo deve ser formalizado até junho do ano que vem.

O trabalho da comissão de especialistas deve ser disponibilizado para sugestões de entidades e profissionais da educação até o documento ficar pronto.

Segundo o ministro, a base nacional comum fortalecerá a educação básica, sem interferir na autonomia e na especificidade de estados e municípios.

“O objetivo é termos elementos que definam o que a sociedade brasileira acha que deve ser ensinado em cada ano. Não é tudo, mas uma parte substancial. Uma parte dos currículos é autônoma, de modo que estados e municípios a ajustem à suas peculiaridades regionais”, acrescentou Janine.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias