Mais da metade dos municípios não escolheram os livros para escolas do campo

Publicado em 12/06/2015 - 17:23 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Mais da metade dos municípios do país ainda não escolheram os livros didáticos que serão usados pelas escolas rurais a partir do ano que vem. O prazo para que isso seja feito termina segunda-feira (15). Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2.748 redes de ensino, 63% das beneficiárias não selecionaram as obras. A escolha é feita no site do FNDE.

Esta é a segunda vez que o Programa Nacional do Livro Didático do Campo vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas rurais, com uma abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população. De acordo com a autarquia, 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas em todo o país serão beneficiados.

Até a manhã de hoje (12), de um total de 4.357 municípios e estados beneficiários do programa, somente 1.609 tinham feito o registro no portal eletrônico do FNDE.

Em cada secretaria de Educação, o responsável pela seleção deve fazer o registro da escolha no portal. Para que a seleção seja mais democrática, a recomendação é que haja reuniões com todas as escolas públicas rurais e seus professores.

Pelo programa, serão selecionadas coleções para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. As obras serão de letramento e alfabetização, alfabetização e matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, além de livros com temática regional.

No site, está disponível o Guia PNLD Campo 2016, com resenhas e avaliações das coleções e livros regionais aprovados para esta edição do programa.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias