Educação financeira deve começar o mais cedo possível, recomenda organização

Publicado em 12/06/2015 - 18:22 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Em atendimento à recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para que a educação financeira comece o mais cedo possível, levando em conta principalmente o aspecto comportamental das crianças, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instituiu um concurso para incentivar o planejamento financeiro entre os jovens.

A iniciativa é uma parceria da CVM com a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e a Escola de Educação Financeira da Rioprevidência, A rede internacional de educação financeira da OCDE atua em mais de 100 países, entre os quais o Brasil, em articulação com a CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

O Concurso Cultural de Redação e Video, criado no ano passado, já definiu os ganhadores de 2015 nas categorias redação, para adolescentes entre 15 e 18 anos, e vídeo, para crianças entre 12 e 15 anos incompletos. A questão formulada foi O que posso fazer, a partir de hoje, para ter um futuro financeiro melhor?. O concurso está ligado ao objetivo da CVM de estimular a formação de poupança e sua aplicação no mercado de capitais, disse hoje (12) à Agência Brasil o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores, José Alexandre Vasco. Para ele, a educação financeira está relacionada ao investimento consciente.

A meta é estimular jovens de todo o país a pensar sobre a importância de planejar o futuro para o que tecnicamente é chamado de “decisões intertemporais” de consumir menos no momento e poupar mais para formar uma reserva financeira e construir uma trajetória de vida bem-sucedida, disse Vasco. Por isso, ele considera necessária uma mudança de atitudes e de comportamento.

As vencedoras na categoria redação foram Alice Cristina de Freitas Rocha, do Rio de Janeiro, com o tema O Sucesso Começa Agora; Fernanda Mara Rocha Gonçalves, de Belo Horizonte, com o tema Construindo o Futuro; e Sofia Nascimento Milanez, de Fortaleza, com o tema Minha Vida Financeira Futura. Os melhores vídeos foram os de Livia Maria Santos Bastos Chaves e Naryane Kércia Araújo Vasconcelos, de Uruburetama, Ceará. Em segundo lugar, ficaram Hikari Koti e Ellen Beatriz Shen, de São Paulo, seguidas de Bianca Spigolon Fabbris e Marielen Hessel de Mello, de Campinas.

A pedagoga da CVM, Débora Gonçalves de Souza, disse que o fato de todas as vencedoras do certame deste ano terem sido meninas mostra o quanto as mulheres estão preocupadas com a questão da educação financeira. Os meninos apresentaram também muitos trabalhos. “As meninas foram mais diretas, tiveram pontos mais focais em relação a mudar suas atitudes e planejar sua vida financeira”, afirmou Débora.

José Alexandre Vasco informou que os próximos concursos mostrarão se essa é uma tendência ou se foi um fato atípico. Embora admita que as mulheres estão se interessando mais pela questão financeira, citou pesquisa da CVM segundo a qual 75% das demandas são apresentadas à autarquia por investidores do sexo masculino.

Os vencedores do concurso receberão os prêmios (certificado e um iPad) em cerimônia no próximo dia 22, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o concurso será apresentado a estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de motivá-los a participar das próximas edições. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da CVM, no Portal do Investidor.

 


Fonte: OCDE: educação financeira deve começar o mais cedo possível

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.