Seminário discute melhor qualificação de professores para o ensino infantil

Publicado em 17/06/2015 - 15:47 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A educadora Alais Ávila afirmou hoje (17) que a formação de professores nas instituições de ensino superior para atuar com educação infantil é deficitária no Brasil. Para ela, é preciso investir na formação de professores e em material qualificado para a educação na primeira infância.

O tema Primeira Infância e Mídia no Brasil foi debatido nesta quarta-feira no seminário A Mídia Brasileira e os Direitos Humanos: Avanços e Desafios.

“Percebemos que a formação inicial dos professores de creches ainda é incipiente, porque a educação infantil nas faculdades, às vezes, tem uma disciplina de um ano com aulas duas vezes por semana”, disse Alais Ávila, que é assessora de Educação do Instituto C&A.

Para Zilma de Oliveira, da Universidade de São Paulo, os professores têm uma série de dificuldades para lidar com educação infantil, porque os cursos de pedagogia ainda estão muito centrados na educação a partir do ensino fundamental e têm poucas disciplinas voltadas para a educação infantil.

“Isso começa a mudar, mas ainda existe essa situação. É preciso que a criança seja vista como sujeito de direito e que se aprenda um pouco sobre o desenvolvimento infantil. É preciso também que os educadores aprendam sobre cuidados com higiene, saúde e bem-estar da criança nos cursos de pedagogia”, disse Zilma, que defende ensino aberto e conteúdo lúdico para a educação infantil.

O seminário é organizado pela Andi – Comunicação e Direitos e se estende até amanhã (18), quando será debatido o tema Violações de Direitos na Mídia Brasileira: Diagnóstico e Soluções.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias