Inscrições para a Olimpíada de Matemática das Escolas terminam amanhã

Publicado em 31/03/2016 - 14:17 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Terminam amanhã (1º) as inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é voltada para todas as escolas públicas do país, tanto municipais, como estaduais e federais. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio.

A olimpíada tem o objetivo de revelar talentos e incentivar o estudo da matemática. Na primeira fase, a edição do ano passado a Olimpíada teve o número recorde de 17,97 milhões de alunos inscritos, de 47.580 escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros.

A prova da primeira fase está marcada para o dia 7 de junho e será aplicada na própria escola. O exame é composto por 20 questões objetivas. Os 5% melhores são selecionados para a segunda fase, que será no dia 10 de setembro. Nesta etapa, será aplicada uma prova com seis questões dissertativas, em que o estudante deve expor os cálculos e o raciocínio utilizado.

Este ano, serão premiados 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil com medalhas de prata e 4,5 mil, com medalhas de bronze. Outros 46,2 mil recebem menções honrosas. Todos os medalhistas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior em 2017, com direito a  receber bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

Os professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos também são premiados. A inscrição é feita pela própria escola.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias