Em Brasília, candidatos ao Enem chegam aos locais de prova com antecedência

Publicado em 05/11/2017 - 11:46 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Para evitar contratempos que poderiam resultar em um ano de estudos desperdiçado, muitos estudantes inscritos para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) decidiram se antecipar e chegar bem cedo ao local de provas. Em Brasília, desde as 9h, já era possível encontrar candidatos à espera da abertura dos portões – o que só ocorrerá ao meio-dia.

 

Estudantes aguardam abertura dos portões do UniCeub, local onde haverá aplicação do Enem 2017, em Brasília

Estudantes aguardam abertura dos portões do UniCeub, local onde haverá aplicação do Enem 2017, em BrasíliaValter Campanato/Agência Brasil

Vanessa Lisboa da Silva, 18 anos, foi a primeira candidata a chegar ao campus do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), distante cerca de 23 quilômetros de sua casa, em São Sebastião (DF). “Eu estava ansiosa. Algo podia dar errado e eu não chegaria a tempo”, contou a jovem à Agência Brasil. Nervosa, Vanessa contou que sua ansiedade acabou contagiando o pai, que a levou até o local antes de ir trabalhar. “Ele também não dormiu a noite. Ele vinha trabalhar e me trouxe, porque eu não sabia onde ficava o lugar”, acrescentou a estudante, esperançosa de obter uma nota que lhe permita ingressar no curso de Ciências Sociais já em sua primeira tentativa. Durante as quase quatro horas até o fechamento dos portões, nada de livros. “Acho que se eu fosse mexer no material a esta altura eu ficaria ainda mais ansiosa. Vou sentar e esperar a hora”.

Já o vigilante noturno Nilson Costa Ferreira, 23 anos, chegou cedo ao campus do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) por ter ido direto do trabalho. “Eu não sabia o endereço direito e vim direto para não correr o risco de me perder e me atrasar”, disse o rapaz que, apesar do sono após uma noite em claro, acredita ter chances de se sair bem. “Esta é a terceira vez que eu faço a prova. Das outras duas vezes eu fui bem e só não pude começar o curso porque me faltavam documentos para comprovar que eu tinha condições financeiras de pagar o curso”, explicou o jovem que pretende cursar Biomedicina e estudou em casa, sozinho, ao longo de todo o ano. “Estudei mais as áreas em que tenho mais facilidade”.

Moradora de Ceilândia, Natelhy Batista de Oliveira, 26 anos, aproveitou a carona de um tio para chegar perto das 10h ao campus do UniCeub, na Asa Norte, a cerca de 34 quilômetros de sua casa. “Eu tive que chegar mais cedo porque não conhecia o local da prova. Melhor chegar cedo e evitar a tensão de estar atrasada”. Formada em Agronomia, Natelhy atualmente cursa Enfermagem. Ingressou nos dois cursos por meio do Enem. O motivo para voltar a encarar a maratona de provas é tentar ampliar o desconto que já possui. “Tenho uma bolsa de 65% e este ano estou tentando obter uma bolsa de 100%”.

Em todo o país, 6,73 milhões de candidatos inscritos vão fazer provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Além da redação, a prova terá 90 questões objetivas.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias