Pinacoteca de São Paulo ganhará novo museu

Publicado em 19/06/2018 - 11:46 Por *Lucas Scatolini - São Paulo

A região central de São Paulo ganhará um terceiro prédio para a Pinacoteca a partir do próximo ano. Uma escola estadual desativada em 2015, ao lado do Parque da Luz, será transformada em Pina Contemporânea.

O termo de cessão de uso do complexo arquitetônico do Colégio Prudente de Moraes foi assinado entre a Secretaria Estadual da Educação e a Secretaria de Cultura. A Pinacoteca já conta com o prédio principal, uma construção de 1900, batizada de Pina Luz e outro chamado de Pina Estação.

O novo prédio com 6.908 m² de área total deve abrigar mais de 3 mil obras de arte contemporâneas, que ficam guardadas no acervo e são expostas somente em algumas mostras. Entre os artistas do novo espaço estarão Tunga, Cildo Meirelles e Waltercio Caldas.

A Pinacoteca da Luz é o museu mais antigo de São Paulo, com acervo de 10 mil obras, com ênfase em produções de artes visuais brasileiras do século XIX. O museu está instalado no edifício Liceu de Artes e Ofício, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, no final do século XIX. A Pina Estação surgiu com a incorporação do prédio que abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social.

*Estagiário sob supervisão de Valéria Aguiar.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias