You are here

Também na Radioagência Nacional

Eleita uma das mais influentes do mundo, brasileira diz que vale a pena investir em ciência

17 min 56 sec ago

A epidemiologista brasileira Celina Turchi foi citada, na semana passada, pela revista norte-americana Time como uma das pessoas mais influentes do mundo.

 

Foi Celina quem descobriu a relação entre a microcefalia e as infecções por vírus zika. A pesquisadora atua no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, onde coordena o grupo chamado Merg (sigla em inglês para Grupo de Pesquisa de Epidemia de Microcefalia).

 

Em 2016, a pesquisadora já havia entrado na lista dos dez cientistas mundialmente mais influentes, feita pela revista Nature.

 

Nesta entrevista, Celina Turchi pondera que essas menções ajudam a reforçar a importância da captação de recursos para a realização de pesquisas que deem respostas a ameaças, tais como a epidemia do vírus zika. E fala também do desafio de conciliar a atividade de pesquisadora com o papel de mãe.

Vacinação contra gripe em Manaus começa nesta terça-feira

22 min 21 sec ago

Mais de 500 mil doses de vacina contra a gripe serão disponibilizadas na capital amazonense, a partir desta terça-feira (25), como parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é vacinar 90% do público-alvo, pouco mais de 366.500 pessoas. 

 

A imunização é prioritária para idosos, com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, os povos indígenas que vivem em aldeias, crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto.

 

Também fazem parte do público-alvo, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Professores das escolas públicas e privadas foram incluídos na campanha deste ano.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações. A vacina contra influenza não contêm vírus vivos e não causa a doença. A dose é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a aplicações anteriores.

 

A vacina contra a gripe ficará disponível em 182 salas das unidades de saúde da capital amazonense, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. Quem tiver impossibilitado de se locomover pode agendar a vacinação pelo telefone 0800-280-8280.

 

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Gripe será em 13 de maio.

Michel Temer se reúne com governadores em almoço na casa de Rodrigo Maia

1 hour 25 min ago

O presidente Michel Temer se reúne com governadores em um almoço na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

 

Eles vão discutir projetos que tramitam no Congresso Nacional de interesse dos estados.  

 

Os gestores estaduais também devem pedir ao presidente a liberação de recursos para auxiliar as unidades da federação. 

 

*A participação da repórter foi ao vivo. 

Arkansas executa dois detentos em continuidade a calendário do corredor da morte

1 hour 54 min ago

Estado americano de Arkansas executa dois detentos e segue seu polêmico e acelerado calendário do corredor da morte antes de expirar o prazo de validade de um compoente de injeções letais. As execuções ocorreram nesta segunda (24).

Nacional Informa: Brasileiros estimam inflação de 7,5% nos próximos 12 meses

1 hour 58 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores. * Este programete foi veiculado às 11h, ao vivo, nas rádios EBC. Edição: Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

Turquia ataca milícia curda que atua no Nordeste da Síria para expulsar Estado Islâmico de Raqa

2 hours 38 min ago

Bombardeio aéreo turco contra posições curdas no Nordeste da Síria deixa ao menos 18 mortos. O ataque, contra a milícia Unidade de Proteção do Povo, ocorreu na última noite e também visou posições do grupo no Iraque, onde seis combatentes morreram. A milícia trabalha pela expulsão do Estado Islâmico da cidade de Raqa, na Síria.

Polícia Federal prende 8 pessoas de grupo que roubou US$ 40 milhões em Ciudad del Este

2 hours 49 min ago

Oito pessoas foram presas no Paraná suspeitas de participar de uma assalto em Ciudad del Este, no Paraguai. De acordo com a Polícia Federal, os trabalhos realizados na região de Foz do Iguaçu, resultaram na apreensão de seis fuzis, munições, dois barcos e sete veículos.

 

Nessa segunda (24), um grupo formado por cerca de 50 pessoas assaltou a sede da empresa de transporte de valores Prosegur, em Ciudad del Este, na tríplice fronteira com o Brasil e a Argentina, para roubar cerca de US$ 40 milhões. O dinheiro estava depositado em um cofre, aberto com uso de explosivos e fuzis antiaéreos.

 

A PF também confirmou que três suspeitos morreram em confronto com as forças de segurança no município paraguaio.

Nacional Informa: Índice de Preços ao Consumidor cai em sete capitais

3 hours 2 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 10h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição: Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

Sobe para 24 número de mortos em manifestações realizadas na Venezuela desde 1º de abril

3 hours 23 min ago

Sobe para 24 o número de mortos em manifestações contra o governo na Venezuela, após a morte de três pessoas nesta segunda (24) em cidade do oeste do país. Opositores e governo se acusam pela violência. A oposição, que exige a saída de Nicolás Maduro e a realização de eleições gerais antecipadas, convocou uma nova manifestação para esta quarta-feira (26), no centro de Caracas.

Coreia do Norte faz exercícios de artilharia aumentando a tensão na península coreana

3 hours 37 min ago

Coreia do Norte realizou nesta terça-feira (25) exercícios de artilharia com munições de verdade. O país comemora o 85º aniversário do exército popular, que garante a perpetuação do regime comunista, e aproveitou para dar mais uma demonstração de força em um momento de aumento da escalada de tensão entre Washington e Pyongyang.

 

Até o final da tarde, não houve registro de novos testes nucleares por parte da Coreia do  Norte, mas rumores não descartam a possibilidade de que o país faça o sexto teste até amanhã (26).

Ministério da Justiça prorroga força-tarefa na penitenciária de Alcaçuz no RN

3 hours 43 min ago

Pela quarta vez seguida, o trabalho da força-tarefa de intervenção penitenciária foi prorrogado por 30 dias na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte.

 

A determinação é do Ministério da Justiça e foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.

 

De acordo com a determinação, as tropas ajudam no serviço de guarda, vigilância e custódia dos presos. Desde janeiro, a força-tarefa está na unidade para manter a ordem. 

 

*A participação da repórter foi ao vivo. 

Nacional Informa: Deputado distrital Cristiano Araújo é condenado a perder cargo por nepotismo

4 hours 2 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 9h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição: Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

França faz homenagem a policial morto em atentado na Champs-Elysées

4 hours 14 min ago

França faz homenagem ao policial morto, na semana passada, no atentado da Avenida Champs Elysées. A cerimônia foi conduzida pelo presidente François Hollande e teve a presença dos dois candidatos à presidência da França, Emmanuel Macron e Marine Le Pen.

Nacional Informa: STJ recebe pedido de investigação contra governadores de Minas e de Tocantins

4 hours 57 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às 8h, ao vivo, nas rádios EBC.

Edição: Paula de Castro Trabalhos técnicos: Graciara Farias

Feirantes e representantes do governo discutem futuro do Shopping Popular no DF

5 hours 59 min ago

O futuro do Shopping Popular foi tema de debate em audiência pública na Câmara Legislativa nessa segunda-feira (24).  O local nunca deslanchou. O movimento fraco obrigou alguns lojistas a fecharem os boxes e voltarem às ruas.  

 

Até agora, o Shopping Popular recebeu uma proposta de parceria público-privada para gestão da área. O projeto prevê a construção de um shopping.

 

Mas ainda não está nada fechado. As propostas estão em análise. Além disso, depende da renovação da cessão do espaço, que é da União e vence em junho.

 

O secretário de Fazenda do Distrito Federal, João Antônio Fleury, participou da audiência. Ele afirmou que o GDF não deve colocar recursos no Shopping Popular.  Segundo o secretário, administrar um shopping não é atividade do estado; ele defende que o caminho para alavancar o local é por meio da iniciativa privada.

 

Fleury rebate as críticas e diz que o governo está aberto a alternativas para que o Shopping Popular não feche as portas. 

 

Segundo levantamento do GDF, existem cerca de 1.500 boxes nessa feira. Desses, apenas 340 estão ocupados. Hoje no Shopping Popular funciona um posto do Detran e uma agência do BRB. O deputado Chico Vigilante do PT, que convocou a audiência, sugeriu que fosse instalada uma agência do “Na Hora” no local.

Cepal reduz previsão de crescimento da economia para América Latina e Caribe

6 hours 37 min ago

A Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à ONU, divulgou, nessa segunda-feira (24), o relatório com projeções econômicas para este ano.

 

A expectativa é que a economia na região cresça, em média, 1,1%, levemente abaixo do 1,3% previsto no relatório mais recente, divulgado em dezembro do ano passado.

 

A Cepal manteve a projeção de crescimento do PIB brasileiro em 0,4%. De acordo com essa previsão, a economia do Brasil terá o segundo pior desempenho da América do Sul. Fica à frente apenas da Venezuela, que deve encolher 7%.

 

Para a Cepal, a economia da região ainda depende muito da demanda externa e sofre com o aumento dos preços de produtos básicos.

 

Os pesquisadores voltaram a pedir equilíbrio nos ajustes fiscais feitos pelos governos, para garantir investimento em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e políticas sociais que reduzam as desigualdades.

Ministros serão exonerados para votar reforma da Previdência na Câmara

12 hours 58 min ago

O presidente Michel Temer decidiu exonerar temporariamente todos os ministros que têm mandato de deputado federal ou ocupam posição de liderança partidária.

 

A medida deve afastar pelo menos 13 ministros, que serão renomeados após a votação da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência na Câmara.

 

A decisão foi anunciada após uma reunião de mais de duas horas entre Temer e 16 ministros, incluindo a equipe econômica e o núcleo político do governo.

 

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, explicou que a estratégia é reforçar a base de apoio do governo na Câmara.

 

Ao ser perguntado se a exoneração de ministros demonstrava fragilidade por parte do governo, Imbassahy negou.

 

Enquanto o presidente Michel Temer se reunia com os ministros, o PSB, partido da base aliada, decidia fechar questão contra as reformas trabalhista e da Previdência. O ministro da Educação, Mendonça Filho, acredita que a bancada do PSB não vai influenciar outros deputados.

 

Um dos ministros que será exonerado é Fernando Coelho Filho, de Minas e Energia. Ele é deputado eleito pelo PSB e, de acordo com Antônio Imbassahy, Fernando Coelho se posicionou a favor das reformas.

 

Já na saída dos ministros, uma repórter perguntou se alguém pode ser punido se não conseguir aumentar o apoio às propostas do governo. O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, respondeu.

 

 

De acordo com Imbassahy, os secretários-executivos de cada ministério vão substituir os ministros durante o afastamento temporário. E o presidente Temer determinou que os demais ministros do governo evitem viajar, para dialogar com os deputados.

De Brasília, Victor Ribeiro.

Libertadores: Flamengo e Palmeiras jogam na Argentina pela liderança de grupos

13 hours 14 min ago

Três jogos abrem nesta terça-feira (25) a quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Dois deles podem tirar da liderança de seus grupos, o Flamengo e o Palmeiras. Ambas as partidas serão jogadas na Argentina.  

Viva Maria: Estudo lança olhar sobre povo indígena Krenak e revela violações aos direitos humanos

Mon, 24/04/2017 - 23:49

Em plena semana do Assentamento Terra Livre que acontece em Brasília até a próxima sexta-feira (28), a ong Greenpeace acabou de lançar um estudo que revela o tamanho do impacto da tragédia ambiental do Rio Doce sobre o povo Krenak.

Fabiana Alves, da Campanha Água do Greenpeace, compartilha com a gente o resultado desse estudo que foi realizado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira

Previsão do tempo desta terça-feira (25) para todo o Brasil

Mon, 24/04/2017 - 22:04

Previsão do Tempo: Programete veiculado diariamente às 3h30 de segunda a sexta com produção da Rede Nacional de Rádio.

Pages