You are here

Também na Radioagência Nacional

Nacional Informa: Defesa de Temer recorre ao STF para evitar depoimento à Polícia Federal

15 min 14 sec ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às 16 horas, ao vivo, nas rádios EBC

Edição: Deográcia Pinto

Trabalhos Técnicos: Egberty Martins

Defesa de Temer recorre ao STF para suspender pedido de depoimento na Polícia Federal

22 min 27 sec ago

A defesa do presidente Michel Temer recorreu ao Supremo Tribunal Federal para suspender a tentativa da Polícia Federal de tomar o depoimento do presidente. De acordo com os advogados, uma escrivã da Polícia Federal entrou em contato com a banca de advogados nesta manhã (24) para saber quando Temer poderia depor.

 

Em petição enviada no início da tarde ao ministro Edson Fachin, relator do inquérito contra o presidente no STF, os advogados sustentam que Temer não pode prestar depoimento porque ainda não está pronta a perícia que está sendo realizada pela própria PF no áudio no qual o empresário Joesley Batista, dono da JBS, gravou uma conversa com o presidente.

 

Os advogados pediram ainda que, se o presidente for interrogado, o ato deverá ser presidido pelo ministro relator. O caso deverá ser decidido ainda hoje pelo ministro Edson Fachin.

TCE vai julgar contas de Pezão e Dornelles na próxima terça-feira

25 min 4 sec ago

O Tribunal de Contas do Estado do Rio vai julgar no próximo dia 30, terça-feira da semana que vem, a prestação de contas de 2016 do governador Luiz Fernando Pezão, e do vice, Francisco Dornelles.

 

Inicialmente, a avaliação das contas do governo aconteceria nesta quinta-feira, mas a presidente em exercício do tribunal e relatora do caso, conselheira Marianna Montebello, decidiu adiar o julgamento para ter mais tempo para a análise dos argumentos de defesa.

 

Segundo a assessoria do tribunal, o governo do estado utilizou todo o prazo para a preparação das justificativas para as irregularidades encontradas, tendo entregado na última segunda-feira o parecer com a argumentação.]

 

Ainda de acordo com a assessoria do TCE, tanto o corpo técnico como o Ministério Público Especial do órgão já recomendaram a reprovação das contas.

 

Na próxima terça-feira, às onze da manhã, Marianna Montebello e os demais conselheiros que substituem os auditores afastados votam, podendo ir total ou parcialmente de acordo com a recomendação prévia do corpo técnico ou em desacordo.

 

O parecer do TCE-RJ será encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Os dados serão analisados pela Comissão de Orçamento da Casa e, em seguida, enviados ao plenário.

Nacional Informa: Polícia Federal prende 24 pessoas comandadas pelo traficante Beira-Mar

1 hour 1 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores. * Este programete foi veiculado às 15h, ao vivo, nas rádios EBC.  Edição:  Deogracia Pinto  Trabalhos Técnicos: Eguibert Martins 

Advogados de Filippelli vão pedir revogação de prisão temporária

1 hour 10 min ago

A defesa do ex-vice-governador Tadeu Filippelli informou que vai pedir a revogação da prisão temporária. Filipelli optou por ficar calado em depoimento à Polícia Federal, nessa terça-feira (23). A defesa alega que ainda não teve acesso completo ao processo. 

A Operação Panatenaico, da Polícia Federal, investiga o superfaturamento nas obras do Estádio Nacional Mané Garrincha. 

Além de Filippelli, que foi exonerado ontem do cargo de assessor especial do presidente da República, os ex-governadores José Roberto Arruda (PR), Agnelo Queiroz (PT) e o presidente da Via Engenharia, Fernando Márcio Queiroz, além mais seis pessoas estão presas temporariamente, por cinco dias. 

O Ministério Público também encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de investigação do ex-governador e atual deputado federal Rogério Rosso (PSD), já que ele tem foro privilegiado.

Em nota, Rosso se diz indignado e afirmou não ter nenhuma relação com qualquer um dos delatores e que nunca recebeu doações dessas empreiteiras. 

Paulo Guimarães, advogado do ex-governador Agnelo Queiroz, disse que o processo ainda está em análise e que não comentaria o caso.

A Via Engenharia também informou que não vai se manifestar. 

A reportagem não conseguiu contato com o advogado do ex-governador José Roberto Arruda, nesta quarta-feira.

Segundo as delações de executivos da Construtora Andrade Gutierrez, uma rede de corrupção foi formada para reconstrução do Estádio Mané Garrincha, envolvendo a própria empresa, a Via Engenharia, agentes públicos e operadores de propina. 

A fraude na licitação também foi confirmada pela empreiteira Odebrecht, que afirma ter apresentado uma proposta falsa na licitação do Mané Garrincha a pedido do Andrade Gutierrez, que faria o mesmo na licitação da Arena Pernambuco.

Tumulto em ato que pede eleições diretas deixa manifestantes feridos em Brasília

1 hour 14 min ago

A manifestação contra as reformas trabalhista e da Previdência e por eleições diretas começou tranquila em frente ao Mané Garrincha pela manhã. Mas, agora há pouco, uma confusão teve início em frente ao Palácio da Justiça.

 

Segundo manifestantes que estavam no local, pessoas infiltradas no movimento começaram a jogar objetos nos policiais, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo. Uma nuvem de fumaça tomou conta da Esplanada dos Ministérios.

 

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal foi procurada, mas não se manifestou a respeito. E, pelas últimas informações, há pessoas feridas no gramado central da Esplanada.

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

Nacional Informa: Presidente Temer se reúne com senadores do PMDB

2 hours 10 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores. * Este programete foi veiculado às 14h, ao vivo, nas rádios EBC. Edição: Paula de Castro Trabalhos Técnicos: Rafael Thomaz

Acordo no Senado adia análise da PEC da Eleição Direta

3 hours 24 min ago

O assunto eleições diretas entrou na pauta de discussões do Senado, nesta quarta-feira (24), mas ficou por pouco tempo.

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), Lindberg Farias (PT), leu o parecer favorável a proposta mas, por acordo, concordou com um pedido de vista, o que deixou a votação para a próxima terça (30).

Com isso, a discussão fica suspensa e os senadores terão mais tempo para analisar o tema. Lindberg disse que o assunto é delicado para ser apreciado às pressas.

“[Esta] É uma tramitação longa, um processo, como uma PEC como essa. Não significa dizer que o Senado Federal está decidindo pela eleição direta. Então, a minha proposta seria neste sentido: fazer um acordo aqui na comissão. Eu leria, daria vistas coletivas e a gente discutiria mais a frente”, afirmou o relator.

A Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do senador Reguffe (sem partido), determina eleição direta aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, em caso de vacância desses cargos nos três primeiros anos do mandato presidencial.

As eleições indiretas só ocorreriam em caso de vacância no último ano de mandato.

Atualmente, as eleições diretas só estão previstas para vacância até dois anos antes do término do mandato.

O mesmo assunto também seria discutido nesta quarta, na Câmara dos Deputados, mas a matéria saiu de pauta.

O presidente da CCJ na Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB), justificou a retirada de pauta dizendo que o assunto é polêmico e precisa ser votado em uma reunião convocada especificamente para ela.

A PEC do deputado Miro Teixeira (Rede) determina eleição direta até os seis meses antes do fim do mandato, caso fiquem vagos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

Cumprimento de pena trabalhando em empresas tem ajuda reinserção de detentos no PA

3 hours 25 min ago

Presidiários que cumprem pena em regime semiaberto no Pará tem trabalhado em empresas da Região Metropolitana de Belém. Com isso, boa parte do tempo que passariam na prisão, pode ser ocupado fora, em um trabalho que vem sendo feito no estado de reinserção de detentos na sociedade.

 

Confira os detalhes na matéria de Marcos Aleixo.

Ato contra reformas do governo reúne cerca de 25 mil pessoas em Brasília

3 hours 35 min ago

Cerca de 25 mil pessoas estão concentradas em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para a marcha contra as reformas da Previdência e trabalhista. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do DF. 

 

Acompanhe as informações com Dayana Vítor. 

 

* A participação da repórter foi ao vivo. 

Exoneração de Tadeu Filippelli é publicada no Diário Oficial da União

3 hours 59 min ago

Está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24) a exoneração de Tadeu Filippelli do cargo de assessor especial do presidente Michel Temer.

Filippelli foi preso nessa terça-feira (23), na Operação Panatenaico, da Polícia Federal, que investiga suposto superfaturamento em obras do Estádio Mané Garrincha.

Tadeu Filippelli é investigado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo o juiz Vallisney de Souza Oliveira, que determinou a prisão, o assessor fez diversos pedidos de propina para a Andrade Gutierrez. Além disso, Filippelli recebeu vantagens indevidas para o partido ao qual é filiado, o PMDB, entre 2013 e 2014.

A defesa de Filippelli informou que só vai se pronunciar quando tiver acesso ao processo.

Tadeu Filippelli foi o terceiro assessor de Temer a ser envolvido em denúncias. Já foram citados em escândalos José Yunes e Rodrigo Rocha Loures. Nesta quarta-feira, o ex-deputado Sandro Mabel, que também foi assessor do presidente, pediu demissão alegando questões pessoais.

Mabel é citado em delações da Odebrecht como suposto beneficário de propina.

Sob protestos, Alckmin e Doria lançam programa de revitalização da Cracolândia

5 hours 3 min ago

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, João Doria, tentaram falar do projeto de construir 440 apartamentos no centro da cidade. Mas os discursos foram abafados pelos gritos de manifestantes da região, que chamavam os dois políticos de fascistas e higienistas.

 

O clima esquentou quando aliados de Alckmin e Doria começaram a gritar palavras de apoio. Houve empurra-empurra. No tumulto, um manifestante contrário ao programa de revitalização foi agredido e teve as roupas rasgadas.

 

Os manifestantes não se identificaram individualmente, mas se apresentaram como moradores e artistas que vivem e trabalham no centro de São Paulo e são contrários às medidas adotadas pelo governo desde o domingo passado. Com o tumulto, Geraldo Alckmin e João Doria deixaram a cerimônia às pressas, evento que durou pouco mais de três minutos.

 

 

 

* A participaçaõ da repórter foi ao vivo

Nacional Informa: Trump classifica como fantástico encontro com papa Francisco

5 hours 18 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 11h, ao vivo, nas rádios EBC

 

Edição: Paula de Castro

Trabalhos Técnicos: Rafael Thomaz

Tratamento de vítimas de trânsito tem custado caro aos cofres do Tocantins

5 hours 51 min ago

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que mais de R$ 700 milhões, ao ano, são gastos com o tratamento de vítimas de trânsito, no Tocantins.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado foram registradas 2.935 vítimas de trânsito. Os acidentes de motociclistas foram os que mais deixaram feridos: 2.092.

Confira os detalhes na matéria de Viviane Goulart.

Estudo aponta resultados positivos em políticas estaduais de segurança pública

5 hours 57 min ago

O desafio da segurança pública tem consumido recursos e determinado o andamento de políticas em todo o Brasil. Mas, segundo estudo do Instituto Sou da Paz e do Insper, as políticas que têm maior impacto no enfrentamento à violência e ao crime são as dos governos estaduais.

 

A base do método está na integração entre as polícias em torno de metas de atuação, reformuladas a partir da análise dos dados estatísticos, acompanhados e revistos continuamente.  Saiba mais na reportagem. 

PF faz operação para desarticular quadrilha comandada por Beira-Mar

5 hours 58 min ago

Ao todo estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão, 27 de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão. A Operação Epístola visa desarticular a quadrilha liderada por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que já está preso há 11 anos, atualmente na Penitenciária  Federal de Porto Velho.

 

As investigações apontaram que, mesmo preso, Beira-Mar continuava dando ordens à quadrilha por meio de bilhetes que eram levados para fora da prisão por meio de marmitas. Por essa razão, sua transferência já foi determinada.

 

Veja na reportagem de Tâmara Freire. A participação da repórter foi ao vivo.

Nacional Informa: Brasília tem esquema especial de trânsito e segurança para manifestação de hoje

6 hours 11 min ago

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 10h, ao vivo, nas rádios EBC

 

Edição: Paula de Castro

Trabalhos Técnicos: Rafael Thomaz

Macron quer prolongar estado de emergência na França

6 hours 40 min ago

O presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu pedir ao Parlamento que prolongue o estado de emergência na França até o dia 1º de novembro. A medida, que dá mais poderes à Justiça e à polícia no combate ao terrorismo, está em vigor desde os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris. 

Presidente da CPI da Funai e Incra pede prorrogação dos trabalhos

6 hours 57 min ago

Terminaria nesta sexta-feira (26) o prazo de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e Incra, da Câmara dos Deputados, mas no fim da tarde dessa terça-feira (23), o presidente da comissão, Alceu Moreira (PMDB-RS), pediu mais 30 dias de prazo.

A solicitação foi encaminhada ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Na justificativa, o presidente da CPI argumenta que os destaques precisam ser votados para que os trabalhos sejam concluídos.

Esses destaques deveriam ter sido votados na reunião dessa terça-feira, mas ela foi cancelada devido ao número baixo de parlamentares. Estavam presentes 18 dos 29 parlamentares que compõem a CPI.

De acordo com a assessoria de Alceu Moreira, mesmo sendo suficiente para abrir a reunião, o número pequeno de representantes poderia dificultar a votação nominal.

Na semana passada, o relatório foi aprovado sem a análise de dois dos principais trechos: as proposições legislativas e os cerca de 90 pedidos de indiciamento, entre eles o de procuradores da República, antropólogos e indígenas.

A CPI da Funai e Incra foi criada em novembro de 2015 e funcionou até o dia 17 de agosto de 2016. Neste período, a comissão não conseguiu concluir os trabalhos.

Outra CPI da Funai e Incra foi criada, em outubro do ano passado, com prazo inicial de funcionamento de 120 dias. Este tempo foi prorrogado por mais 60 dias, que terminariam nesta sexta. Se o requerimento for acatado, a segunda CPI da Funai e Incra funcionará até o final de junho.

A comissão tem uma nova reunião marcada para a manhã desta quarta-feira (24).

Nessa terça-feira, a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota contra o teor do relatório apresentado na CPI.

De acordo com o MPF, o documento é inconstitucional e a comissão não estaria autorizada a fazer indiciamentos. O Ministério Público reafirma que os procuradores citados atuam em cumprimento a um preceito constitucional, de defender os direitos dos indígenas.

O presidente da CPI é citado na delação do executivo da JBS, Ricardo Saud. Ele afirma que o parlamentar recebeu R$ 200 mil em dinheiro durante a campanha para deputado federal, em 2014.

Alceu Moreira informou não ter conhecimento integral dos fatos relatados, diz ter convicção da licitude de sua conduta e que os valores recebidos para a campanha foram de forma regular e declarados à Justiça Eleitoral.

Sandro Mabel pede demissão do gabinete pessoal de Temer

6 hours 58 min ago

O ex-deputado Sandro Mabel, hoje assessor especial do gabinete pessoal do presidente Michel Temer, pediu demissão na última noite. O Ministério Público Federal (MPF) havia pedido para a Polícia Federal investigar suposto pagamento de propina da Odebrecht, em 2010, ao então deputado federal Sandro Mabel.

 

Delações de ex-executivos da Odebrecht informam pagamentos ilícitos feitos a Mabel como doação de campanha. Para o MPF, os atos mostram prática de corrupção. Ainda não conseguimos contato com a defesa de Mabel.

 

Sandro Mabel é o quarto assessor de Temer a ser envolvido em denúncias. Primeiro foi José Yunes no fim do ano passado. Depois, Rodrigo Rocha Loures, envolvido em negócios da JBS e, ontem (23), Tadeu Filipelli foi preso na Operação Panatenaico da Polícia Federal.

Pages