Se encuentra usted aquí

Também na Radioagência Nacional

Nacional Informa: Papa Francisco viaja ao Egito para participar da Conferência sobre a Paz

Hace 56 mins 39 segs

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 14h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição:  Paula de Castro Trabalhos técnicos: Egberty Martins

DF: Servidores do Detran, professores, vigilantes, rodoviários e metroviários vão parar no dia 28

Hace 1 hora 42 mins

Servidores do Detran entraram em greve nesta quinta (27) por 48 horas, afetando os serviços do órgão. O Detran orienta as pessoas a procurarem os postos do Na Hora ou usar o site.

 

Já os servidores dos Correios iniciaram nessa quarta (26) greve por tempo indeterminado. A empresa disse que a ação é uma irresponsabilidade e está em negociação com os trabalhadores. O governo do DF já anunciou que o ponto dos servidores parados no dia 28 será cortado.

 

Procurado, o Ministério do Planejamento informou que não vai passar orientações para os servidores, uma vez que já existe decisão judicial sobre greves.

 

Segundo a Confederação Única dos Trabalhadores (CUT), servidores públicos federais e distritais, além de outras categorias, como vigilantes, rodoviários, metroviários, professores da educação pública e privada também farão interrupção de serviços.

 

O secretário-geral da CUT, rodrigo rodrigues, afirma que o movimento é para chamar a atenção da sociedade pela retirada de direitos.

 

Sonora: “Nossa expectativa é que a greve chame a atenção da sociedade para o que está sendo colocado contra ela. Pra que a gente tenha um avanço da pressão sobre parlamentares que estão fazendo votações que retiram direitos da classe trabalhadora.”

 

Está confirmada a realização de mais de 20 atos em diversos locais de Brasília, inclusive na Esplanada dos Ministérios.

Em tempo de racionamento, Distrito Federal soma 138 mil ligações clandestinas de água

Hace 2 horas 33 mins

Ligações clandestinas para desviar água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) têm causado prejuízos milionários.

As ligações clandestinas somam 138 mil e os desvios podem chegar a 680 milhões de litros de água por mês.

Confira os detalhes na matéria de Gabriel Allan.

Indexador de aluguéis, IGP-M recua 1,10% em 30 dias; no acumulado de 12 meses variação foi de 3,37%

Hace 2 horas 37 mins

A variação dos preços no país segundo índice IGP-M da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi negativa com recuo de 1,10% entre 21 de março e 21 de abril.

 

O índice havia ficado estável no mês anterior, com variação positiva de 0.01%. No acumulado dos últimos 12 meses foi positivo com variação de 3,37%.

 

O IGP-M é usado para revisão dos preços o reajuste de aluguéis. Houve queda significativa em valores ligados à produção, em destaque para as matérias-primas brutas, que recuram 5,22%.

 

Confira na reportagem de Guilherme Jeronymo.

Brasilienses devem estar alertas para o prazo de entrega do Imposto de Renda

Hace 3 horas 15 mins

Sessenta e seis por cento dos contribuintes do Distrito Federal entregaram a declaração do Imposto de Renda 2017 até agora. É preciso apertar o passo, já que o prazo termina nesta sexta-feira (28).

A Receita Federal registra o recebimento de 480 mil declarações das 725 mil previstas para este ano no Distrito Federal. Ainda faltam cerca de 240 mil.

O consultor-geral da Receita Federal, Joaquim Adir, alertou que mesmo com a greve geral desta sexta-feira (28), o prazo não será prorrogado.

A multa para quem descumprir o prazo é de 0,33% ao dia de atraso.

Para o contribuinte que tiver dúvidas na hora de declarar o imposto, esta quinta-feira (27) é o último dia para procurar ajuda no posto da Receita Federal, localizado na Asa Sul. Os serviços são limitados a capacidade diária de atendimento da agência.

IBGE: 1,5 milhão se sentem impedidos de deixar o trabalho por causa de dívidas com empregador

Hace 3 horas 20 mins

Cerca de 1,5 milhão de pessoas se sentiam impedidas de deixar o trabalho por causa de dívidas impostas pelos empregadores, em 2015. Os débitos mais comuns eram por alimentação e transporte, e a maioria desses trabalhadores residia na Região Sudeste. Os dados são do Suplemento Relações do Trabalho e Sindicalização, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

 

Apesar de a servidão por dívidas ser considerada uma das formas modernas de escravidão, o coordenador da área de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cymar Azeredo, ressalva que o dado fala apenas sobre a percepção dos trabalhadores. Não sendo possível fazer uma relação direta com o trabalho escravo.

 

Confira na reportagem de Tâmara Freire.

 

Cabral e Adriana Ancelmo vão à Curitiba prestar depoimento sobre desvios no Comperj

Hace 3 horas 21 mins

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo estão em Curitiba para prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro, na tarde desta quinta-feira (27), no processo que apura desvios nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Confira os detalhes na matéria de Ícaro Matos.

UnB divulga hoje lista de aprovados no PAS

Hace 3 horas 37 mins

O Cebraspe divulga hoje (27), às 17h, a primeira chamada dos aprovados para o segundo semestre de 2017 pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB).

 

São 4.200 oportunidades distribuídas entre 99 cursos de graduação, nos quatro campi da UnB: Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina.

 

As vagas foram divididas para ingresso nos dois semestres letivos da universidade.

 

O resultado poderá ser conferido nas listas que serão afixadas no Instituto Central de Ciências - Ala Norte e no Teatro de Arena da UnB. Ou pela internet: cespe.unb.br/pas.

Eunício está em UTI de hospital em Brasília para avaliações periódicas; AVC foi descartado

Hace 3 horas 47 mins

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) está internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele teve um desmaio durante a madrugada.

Segundo nota divulgada pela Presidência do Senado, chegou-se a pensar que se tratava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), possibilidade que, depois, foi descartada. 

Eunício passou por uma tomografia e uma ressonância magnética de crânio e está internado, em observação na UTI.

Segundo boletim médico, o senador está estável e vai passar por avaliações periódicas durante o dia.

Nacional Informa: Inflação de produtos na saída das fábricas é de 0,09% em março

Hace 4 horas 9 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 11h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição:  Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

Curta em 3D mostra cultura do povo Waurá em festival internacional nesta quinta

Hace 4 horas 40 mins

O filme “Fogo na Floresta – Um dia na Aldeia do Povo Waurá” será lançado nesta quinta-feira (27) durante o Festival Internacional de Documentários “É tudo verdade”, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

Como você acha que é uma aldeia indígena? Você já imaginou estar no meio da floresta durante um incêndio? O filme, do diretor Tadeu Jungle, quer causar essa impressão.

Feito em realidade virtual, o curta-metragem tem 7 minutos e leva os espectadores para o meio de uma aldeia do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.

 

As imagens foram feitas em 360 graus, o que permite ao espectador ter a sensação de estar no meio da cena, se ele usar um óculos de realidade virtual. Essa experiência foi levada aos indígenas antes das gravações.

“Eu levei um óculos de realidade virtual para eles poderem ver um vídeo em realidade virtual”, ressaltou Tadeu Jungle. Acrescentou que depois que explicou como funcionava o vídeo, os indígenas waurá “adoraram”.

Tadeu Jungle revela que a tecnologia vai mostrar o cotidiano dos waurá, com direito a ritos e costumes tradicionais e algumas novidades bem comuns em todos os cantos do país, como o uso de motocicletas e uma partida de futebol.

Também vai ajudar a mostrar a dimensão da ameaça do fogo em territórios indígenas. Ameaça que vem com uma prática milenar afetada por mudanças climáticas, como relata o cineasta.

Jungle explica que “o índio sempre colocou fogo na sua roça de mandioca”, só que atualmente a floresta, que era úmida, está muito seca.

O desafio, segundo ele, é omo parar este costume milenar indígena que faz com que a floresta do Parque Nacional do Xingu seque e pegue fogo.

O documentário, que tem narração da atriz Fernanda Torres, já foi apresentado ao povo Wuará.

 

A estreia será às 18h de hoje, no Centro Cultural São Paulo, durante o Festival Internacional de Documentários “É tudo verdade”. Será o primeiro em realidade virtual e também o primeiro feito com um povo do Xingu a ser exibido no evento.

Em meados de junho, o filme fica disponível no YouTube, Apple Store e Google Play, quando bastará digitar “Fogo na Floresta”.

A dica do cineasta é: use um óculos de realidade virtual e sinta-se bem no meio da aldeia.

PEC da Vaquejada está pronta para ser votada no plenário da Câmara

Hace 5 horas 15 mins

A proposta de emenda à Constitucional (PEC) que institui definitivamente a prática da vaquejada no Brasil foi aprovada nessa quarta-feira (26), na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisava a matéria.

Mas a PEC ainda precisa passar por duas votações no plenário da Casa, com pelo menos 308 votos favoráveis, em cada uma delas, para se transformar em Emenda Constitucional.

Na comissão especial, a proposta que estabelece que não são cruéis as práticas desportivas com animais registradas como bem imaterial do Patrimônio Cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos animais, foi aprovada com 20 votos favoráveis e apenas um contrário.

A vaquejada,, considerada patrimônio cultural desde novembro do ano passado, seria uma das práticas beneficiadas caso seja aprovada.

O entrave jurídico para a realização das vaquejadas começou no segundo semestre do ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a prática como atividade desportiva e cultural.

Na ocasião, vaqueiros vieram a Brasília protestar contra a decisão do STF e o senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou a proposta aprovada pela comissão especial.

O único voto contrário foi do deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP). Ele afirmou que se a proposta for aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados será alvo de ação direta de inconstitucionalidade no STF.

A vaquejada é uma prática tradicional nos estados nordestinos.

Nacional Informa: Governo de SP consegue liminar para manter metrô e trem funcionando amanhã

Hace 5 horas 16 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 10h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição:  Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

Relatório aponta mais de 20 irregularidades nas prisões do Amazonas

Hace 5 horas 47 mins

Falta de sistema informatizado de segurança e de veículos; dificuldade nas transferências interestaduais; e superlotação. Estes são apenas alguns dos problemas apontados no Diagnóstico sobre o Sistema de Justiça Criminal e Sistema Prisional do Amazonas.

 

O documento é resultado do trabalho realizado por 76 defensores públicos, no período de 06 a 17 de fevereiro, em nove unidades prisionais do estado. E foi entregue nesta quarta-feira ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli.

 

Somente no regime fechado do Compaj, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que é gerido pela empresa Umanizzare, o relatório menciona 21 irregularidades, como superlotação superior a 200%, condições precárias de celas e áreas de convivência, fragilidade estrutural de guaritas e muralhas, e atuação de advogados da empresa gestora no atendimento de internos, violando a legislação, entre outros. O diagnóstico também apresenta recomendações a diversos órgãos, como explica o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa.

 

Sonora: “O bom do relatório é que ele traça um panorama muito amplo e coloca sugestões para todos os poderes. Com certeza, se todos os poderes, nas suas respectivas competências, implementarem essas sugestões, nós teremos um sistema mais humano, mais rápido e mais célere e isso tudo traz benefício para a população”.

 

Entre as recomendações ao governo do Amazonas estão a implantação de um sistema de controle da movimentação dos presos, retorno da gestão do sistema penitenciário estadual para o setor público, veículos para escolta e apoio orçamentário para a convocação de defensores públicos aprovados em concurso.

 

Ao Ministério Público, o relatório sugeriu verificar se a Umanizzare está cumprido o que está previsto no contrato com o governo, e à empresa, melhorias estruturais nos presídios. À Secretaria de Administração penitenciária recomendou a interdição do Compaj semiaberto, que está com superlotação de 410% e com o sistema de segurança vulnerável.

 

O relatório da Defensoria Pública faz recomendações ainda à Prefeitura de Manaus para que amplie as linhas de ônibus do transporte público aos presídios, principalmente ao Compaj, que fica mais longe, para facilitar a visitação de familiares. O diagnóstico não estabelece um prazo para o cumprimento das medidas.

Cresce número de desempregados no Distrito Federal

Hace 5 horas 58 mins

Aumenta taxa de desemprego no Distrito Federal. Dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal, feita pela Sedestmidh, Codeplan e Dieese, apresentados nessa quarta-feira (26), apontam que houve um aumento de 0,7 % no desemprego, de fevereiro deste ano para março.

Em números, foram mais 14 mil pessoas desempregadas. 

O aumento no desemprego se deve ao crescimento da População Economicamente Ativa (PEA). Ou seja, há 103 mil pessoas a mais prontas para trabalhar, mas o mercado absorveu 28 mil postos de trabalho.

De março de 2016 para março de 2017 o número de pessoas sem trabalho formal subiu de 17,1 % para 20,7%, índice que representa o aumento de 75 mil desempregados, totalizando 336 mil pessoas   fora do mercado de trabalho em Brasília. 

Constatou-se um número maior de desemprego entre jovens acima de 25 anos, mulheres e negros.

Síria contesta acusação da França de que foi responsável pelo ataque com gás sarin em Khan Sheikhun

Hace 6 horas 1 min

Na Síria, as autoridades do país rejeitaram hoje (27) a acusação da França de que o regime de Damasco foi responsável pelo ataque químico em Khan Sheikhun, que matou 88 pessoas, entre elas 31 crianças.

 

O regime de Bashar Al Assad disse que considera o relatório do Ministério das Relações Exteriores francês mentiroso. Ontem (26), o governo francês, com base em relatório dos serviços secretos, disse que o ataque com gás sarin tem a assinatura do regime sírio.

 

Já a organização para proibição de armas químicas confirmou que testes confirmaram, de maneira irrefutável, que gás sarín foi usado no bombardeio de 4 de abril.

Embrapa cria arroz resistente a doença que contamina grão em diversos países

Hace 6 horas 10 mins

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa criou as primeiras linhagens brasileiras de arroz resistentes a principal doença que assola a cultura em diversos países.

O estudo utilizou um método de melhoramento genético preventivo, uma vez que a bactéria Xanthomonas oryzae ainda não foi registrada no Brasil.

De acordo com o pesquisador Paulo Hidéo Rangel, melhorista da Embrapa Arroz e Feijão e um dos responsáveis pelo estudo, trabalhar preventivamente ajuda a diminuir os custos e aumenta a eficiência do processo de combate, caso a doença venha a se instalar no Brasil.

“Essa doença é muito agressiva. É um estudo que nós estamos fazendo, é um trabalho preventivo. Se um dia essa doença entrar, nós vamos ter materiais resistentes e, ao mesmo tempo, nós vamos desenvolver também técnicas de controle usando algum produto químico”, afirma Rangel.

O pesquisador ressalta que “a ferrugem da soja é um caso que entrou [como] uma doença exótica no país que nos custou e custa até hoje bilhões de dólares no controle.”

Para desenvolver as linhagens resistentes, os pesquisadores acessaram o Banco de Germoplasma da Embrapa Arroz e Feijão, que abriga quase 30 mil variedades coletadas em todo o mundo, e realizaram o cruzamento das amostras.

Os testes de resistência foram realizados no Panamá, país com ocorrência da doença.

Outros países vizinhos, como Colômbia e Venezuela, que fazem fronteira com estados da Amazônia, também já tiveram registros da bactéria, o que pode facilitar a entrada da doença no Brasil, explica Paulo Hidéo.

“Com essa intensificação desses meios de transporte, principalmente avião, é muito fácil desse material entrar. Mas, por exemplo, por via terrestre, Roraima planta arroz e faz fronteira com a Venezuela. Pode entrar por lá por via terrestre.”, disse o técnico da Embrapa.

Após os testes de resistência das linhagens brasileiras no Panamá, os pesquisadores pretendem testar o material também na Colômbia.

Nacional Informa: Sérgio Cabral e esposa vão prestar depoimento hoje em Curitiba

Hace 6 horas 20 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores. * Este programete foi veiculado às 8h, ao vivo, nas rádios EBC. Edição:  Paula de Castro Trabalhos técnicos: Carlos Moraes

Indígenas participam de nova marcha em Brasília, nesta manhã

Hace 6 horas 27 mins

Indígenas que participam do Acampamento Terra Livre realizam nova marcha em Brasília nesta quinta-feira (27).

 

Desta vez, as participantes do Acampamento Terra Livre pretendem passar pelo Palácio do Planalto e pelos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Justiça e Educação.

Grupo vai protocolar o documento final do encontro que deve ser aprovado nesta manhã. Entre as principais reivindicações estão a demarcação das terras indígenas e o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nessa quarta-feira (26), os indígenas foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). As lideranças criticaram a violência contra esses povos e pediram o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que altera regras de demarcação de terras.

Os indígenas participariam, também, de uma audiência pública na Comissão Direitos Humanos do Senado. Mas, após a entrada do grupo ter sido limitada pela Casa, os indígenas decidiram não participar da reunião.

De acordo com a assessoria do Senado, os indígenas não entraram porque houve tumulto. Uma pessoa foi detida por desacato e liberada após assinar termo circunstanciado.

Um show com a presença de músicos encerrou as atividades dessa quarta-feira no acampamento. Os participantes puderam conferir ao vivo a canção de protesto Demarcação Já, lançada essa semana.

A música, em defesa dos indígenas, tem a participação de 25 artistas, entre eles Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho e Chico César.

Explosão atinge região do aeroporto internacional de Damasco; Síria acusa Israel

Hace 6 horas 27 mins

Uma forte explosão atingiu nesta madrugada (27) a região onde se encontra o aeroporto internacional de Damasco, que fica distante 25 quilômetros da capital Síria. O regime sírio acusou Israel de ter disparado mísseis contra uma base militar. O Exército Israelense não comentou a informação.

Páginas