Se encuentra usted aquí

Também na Radioagência Nacional

Nicolao Dino fica em primeiro na lista para suceder Rodrigo Janot

Hace 49 mins

A lista com os três nomes mais votados para suceder Rodrigo Janot no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi divulgada no início da noite desta terça-feira (27). O vice-procurador Eleitoral, Nicolao Dino, foi o candidato mais votado pelos membros do Ministério Público em todo país.

 

A segunda colocada na lista foi a procuradora Raquel Dodge, seguida por Mauro Bonsaglia. Os três nomes serão enviados para a Casa Civil e o presidente Michel Temer tem a prerrogativa legal de escolher um dos três.

 

O nome de Nicolao Dino é considerado crítico no Palácio do Planalto. O vice-procurador Eleitoral entrou com ação recente para impugnar julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral.

Temer considera denúncia de Janot frágil e afirma que sua preocupação é mínima

Hace 1 hora 33 mins

* Participação ao vivo.

 

O presidente Michel Temer comentou nesta terça-feira (27) a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que denunciou Temer pelo crime de corrupção passiva. Para o presidente, a denúncia não tem fundamentos jurídicos e reiventa o código penal. 

 

Confira mais detalhes sobre o pronunciamento de Temer e suas repercussões. 

Casa Branca diz que Síria prepara novo ataque químico

Hace 1 hora 56 mins

Os Estados Unidos avisaram a Síria de que o país vai pagar um preço alto se levar adiante um novo ataque químico contra a população civil.

  Ainda não se sabe o que levou a Casa Branca a emitir o comunicado ameaçando o governo sírio.

 

Não há fontes oficiais que indiquem uma ação iminente da Síria, mas a Casa Branca diz que identificou preparações para atacar parecidas com as do dia 4 de abril.

Nacional Informa: Trabalhadores têm até sexta-feira para sacar o Pis/Pasep

Hace 2 horas 12 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 17h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição: Carmen Lúcia Trabalhos Técnicos:  Cleber Santos

PM é indiciado pela morte da estudante Maria Eduarda em escola no Rio

Hace 3 horas 38 segs

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro concluiu que a menina Maria Eduarda Alves da Conceição foi vítima de homicídio doloso.

 

Ela foi morta durante uma aula de educação física, em março, na Escola Municipal Daniel Piza, em Acari, na zona norte do Rio.

 

Segundo informou nesta terça-feira (27) o delegado Breno Carnevale, o policial militar Fábio de Barros Dias assumiu o risco de causar a morte da estudante ao atirar contra suspeitos que estavam na frente de uma escola, e, por isso, o inquérito apontou homicídio doloso, na modalidade dolo eventual.

 

Segundo a perícia, o corpo de Maria Eduarda apresentava seis perfurações, causadas por fragmentos de balas que se chocaram contra a grade da escola e se partiram. O exame de balística confirmou que o disparo partiu da arma de um dos policiais militares que atuavam no local.

 

Segundo o delegado, no momento em que Maria Eduarda foi atingida, os policiais haviam atirado sem que qualquer disparo fosse feito na direção deles pelos suspeitos.

 

Como apenas um policial baleou a estudante, o outro investigado foi inocentado.

 

Os dois PMs, no entanto, foram indiciados pelo homicídio doloso dos dois suspeitos que eram alvo da operação.

Nacional Informa: Presidente do Conselho de Ética do Senado é internado às pressas

Hace 3 horas 15 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

* Este programete foi veiculado às 16h, ao vivo, nas rádios EBC.

Edição: Carmen Lúcia  Trabalhos Técnicos:  Cleber Santos 

Temer diz que denúncia é "ficção"; ouça íntegra do pronunciamento

Hace 3 horas 33 mins

O presidente Michel Temer fez nesta terça-feira (27) um pronunciamento sobre a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por crime de corrupção passiva. Ouça a íntegra do pronunciamento. 

Temer faz pronunciamento à nação

Hace 4 horas 26 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores. * Este programete foi veiculado às 15h, ao vivo, nas rádios EBC. Edição: Leila Santos Trabalhos Técnicos:  Egberty Martins

Processo do acidente de avião da Gol com jato Legacy seguirá regras da Organização de Aviação Civil

Hace 4 horas 31 mins

O Brasil alcançou uma conquista no processo sobre o acidente envolvendo o Boeing da companhia aérea Gol, que fazia o voo 1907, e o jato americano Legacy, em setembro de 2006. O desastre matou os 154 ocupantes da aeronave brasileira.

 

No último dia 23, o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional rejeitou a contestação norte-americana à petição do Brasil, no processo iniciado pelo governo brasileiro em 2016.

 

Na ação, o Brasil alegava que os Estados Unidos violaram a Convenção de Chicago ao não instaurar procedimento legal ou administrativo compatível, no conselho internacional, em relação aos pilotos do jato Legacy.

 

A partir da decisão, o processo, que estava suspenso, retoma o andamento de acordo com as regras da organização.

 

Nas próximas semanas, o país norte-americano deve apresentar a defesa, e começam as consultas diretas entre os dois países com mediação do Conselho da Organização de Aviação Civil.

 

O boeing da Gol saiu de Manaus em direção a Brasília quando foi atingido pela asa esquerda do jato Legacy, provocando a desestabilização e a queda do avião em uma área de floresta ao norte de Mato Grosso.

 

Entre as vítimas do acidente estavam dois funcionários da Radiobrás, empresa pública que foi incorporada em 2008 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Osman de Oliveira Melo e Francisco Alves de Oliveira retornavam de uma viagem a Tabatinga, no Amazonas, onde trabalharam na instalação e manutenção de um transmissor da Rádio Nacional da Amazônia.

 

Já os ocupantes do jato conseguiram pousar na Serra do Cachimbo, no Pará. Todas as pessoas a bordo saíram ilesas.

Operação da Polícia Federal investiga fraudes na previdência do Tocantins

Hace 4 horas 40 mins

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (27) uma operação para combater desvio na Previdência do estado de Tocantins. 

 

Entre os alvos da Operação Naum está o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. A assessoria do político afirma que  ele não tomava nenhuma decisão dentro do Conselho de Administração do Igeprev.

 

As informações com Marcilei Dias, da rádio 96 FM de Tocantins. 

 

Nacional Informa: Rússia considera inaceitável qualquer ameaça dos EUA contra liderança da Síria

Hace 5 horas 23 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 14h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição: Leila Santos Trabalhos Técnicos:  Egberty Martins

Operação policial deixa 7,5 mil alunos sem aula nesta terça-feira no Rio

Hace 6 horas 11 mins

Uma ação integrada das polícias Militar e Civil deixou mais de 7.500 alunos sem aulas, nesta terça-feira (27), no Rio.

 

A megaoperação está em andamento nos Complexos do Chapadão e Pedreira, na zona norte, além do Guandu, na Baixada Fluminense.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, oito escolas, sete creches e dez Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) ficaram fechados na manhã desta terça-feira.

 

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança, pelo menos uma pessoa morreu em confronto com policiais militares.

 

Houve apreensão de armas e drogas e, até o momento, quatro pessoas foram presas e um adolescente, apreendido.

 

A ação tem o objetivo de cumprir mandados de prisão referentes a investigações da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, envolvendo suspeitos de tráfico de drogas, roubo de cargas e crimes contra a vida.

 

A operação, que teve início ainda de madrugada, envolve o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Choque e o 41º BPM e diversas especializadas da Polícia Civil.

Novo ciberataque afeta países da Europa

Hace 6 horas 24 mins

Um ciberataque, iniciado na Rússia e na Ucrânia, se espalha por toda a Europa nesta terça-feira (27), tendo como principais alvos vários grandes grupos internacionais. Acompanhe a reportagem e saiba mais.  

União Europeia impõe multa recorde ao Google por abuso de poder

Hace 6 horas 47 mins

A União Europeia impôs hoje (27) ao grupo americano Google uma multa recorde de 2,42 bilhões de euros por abuso de poder dominante nas buscas de internet.

 

A Comissão Europeia acusa o google de atuar para favorecer seu comparador de preços em 13 países da União Europeia. 

 

A direção do Google anunciou que discorda e pretende recorrer. 

Denúncia contra Temer: Eunício diz que pauta segue no Senado; oposição na Câmara defende voto aberto

Hace 7 horas 44 mins

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que vai tocar a pauta do Senado independentemente de qualquer movimentação ou crise política.

 

Sonora: “A pauta do Senado, independente do que vá acontecer na Câmara, eu vou tocar. A pauta do Senado é uma pauta do Brasil, não é da política, ou do governo, ou de A, ou de B, da oposição ou situação.”

 

Hoje, no Senado, a movimentação fica por conta de uma audiência que debaterá a reforma trabalhista, que deverá ser votada amanhã (28) na Comissão de Constituição e Justiça.

 

Já na Câmara dos Deputados, os parlamentares opositores querem uma votação aberta na sessão que  pode aceitar ou não a denúncia contra o presidente Michel Temer. O presidente foi denunciado ontem (26) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e qualquer processo contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) só pode ser aberto com autorização da Câmara dos Deputados.

Justiça determina que consórcio deposite R$ 10 milhões para reparos no Estádio Nacional de Brasília

Hace 8 horas 21 mins

O consórcio responsável pela construção do Estádio Nacional de Brasília deverá depositar, em juízo, R$ 10 milhões para a Novacap.

 

O dinheiro deverá ser depositado em dez dias e vai servir para garantir a correção e o reparo de diversos problemas de construção, apurados em relatório da comissão responsável pela vistoria técnica do local.

 

A decisão é do juiz Jansen Fialho, da 3ª Vara de Fazenda Pública.

 

O Consórcio Brasília 2014 é formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia e venceu a licitação para a obra de adequação do Estádio Nacional de Brasília às exigências da FIFA para os jogos da Copa do Mundo.

O relatório apontou problemas na construção sob a responsabilidade do consórcio, que se recusou a fazer os consertos. Os argumentos para a recusa foram que os problemas apontados não estavam mais cobertos pela garantia contratual e que as falhas são resultado de mau uso ou desgaste natural do equipamento público.

Mas, no entendimento do juiz, a obra “faraônica” de quase R$ 2 bilhões justifica a cobrança.

 

Segundo o juiz Jansen Fialho, é de interesse público, do Estado e de toda população do Distrito Federal exigir rigorosa perfeição estrutural e de engenharia no terceiro estádio mais caro do mundo.

 

Ainda cabe recurso dessa decisão.

Nacional Informa: MP-SP vai recorrer de decisão que permitiu Roger Abdelmassih cumprir pena em casa

Hace 8 horas 29 mins

Nacional Informa: Boletim de notícias veiculado de hora em hora, com duração média de até quatro minutos. É publicado na Radioagência Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há edições às 12h e às 13h). Horários e duração diferenciados em coberturas especiais. Produção do Radiojornalismo da EBC. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programete foi veiculado às 11h, ao vivo, nas rádios EBC.

 

Edição: Paula de Castro Trabalhos Técnicos:  Rafael Thomaz

Movimento LGBT e governo do DF se mobilizam contra decisão que derrubou decreto anti-homofobia

Hace 8 horas 38 mins

Nesta terça-feira (27), véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBT, essa parcela da população não tem muito o que comemorar. Ontem (26), deputados distritais revogaram decreto do governador Rodrigo Rollemberg, que previa penas para quem cometesse alguma conduta homofóbica. O GDF prometeu recorrer da decisão em breve.

 

Integrantes de movimentos LGBT convocaram por meio de aplicativo de mensagens duas manifestações contra a revogação do decreto. Os protestos vão ocorrer hoje (27) em frente à Câmara Legislativa.

 

E hoje, às 17h, o Ministério dos Direitos Humanos lança a campanha Deixe seu preconceito de lado, respeite as diferenças.

Presidente da Alerj quer garantia da União antes de votar projeto do teto de gastos

Hace 8 horas 46 mins

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, confirmou a possibilidade de colocar em pauta esta semana ou mesmo durante o recesso legislativo, em julho, o novo texto que vai tratar do teto de gastos dos poderes.

 

Picciani disse, porém, que só fará isso se tiver a garantia do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que não surgirá mais nenhuma nova exigência para que o estado assine em definitivo com a União a sua entrada no Regime de Recuperação Fiscal.

 

O presidente da Alerj disse que o Rio não pode mais esperar e que aguarda o texto chegar à casa, referindo-se ao acordo fechado na última sexta-feira (23) entre o governador Luiz Fernando Pezão e membros do Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça para definir o teto de gastos dos poderes.

 

O novo projeto tem como base de cálculo para 2018 a despesa líquida executada em 2015, acrescida da inflação daquele ano, que foi de 10,6%. O projeto original, enviado pelo Executivo à Casa, em 30 de maio, tinha 2016 como ano referência, quando a arrecadação caiu consideravelmente e o índice de inflação foi de 6,29%.

 

O presidente afirmou que a Alerj não será empecilho para o acordo, mas exige garantias do governo federal para o Regime de Recuperação Fiscal, que prevê não apenas ajuda financeira para o estado, mas também a suspensão por três anos, prorrogáveis por mais três, da dívida do Estado com a União.

Mantega será ouvido como testemunha em ação envolvendo Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves

Hace 8 horas 54 mins

Agora pela manhã, a Justiça Federal colhe o depoimento, como testemunha, do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, nas ações envolvendo o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, no âmbito da Operação Sépsis, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do fundo de investimento do FGTS, administrado pela Caixa.

 

Além de Mantega, serão testemunhas os economistas Delfim Netto, João Jorge Chamillian, Fernando Reis e André Barbieri, em investigação sobre o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, que seria responsável por intermediar propinas a Eduardo Cunha.

 

 

* A participação do repórter foi ao vivo.

Páginas