Rebelião em unidade prisional no interior do Maranhão deixa 1 morto e 5 feridos

Publicado en 23/08/2014 - 12:27 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Penitenciária

PenitenciáriaWilson Dias/Agência Brasil

Uma rebelião no interior do Maranhão ontem (22) à noite deixou um detento morto e cinco feridos. O episódio ocorreu no Centro de Ressocialização de Pedreiras, a 235 quilômetros de São Luís, depois de uma tentativa de fuga.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, por volta das 22h, dois detentos simularam estarem doentes e foram levados ao hospital. Na volta, durante a recondução à cela, "presos avançaram sobre os agentes e monitores", segundo a nota do governo estadual.

O órgão informou, policiais militares foram chamados e primeiramente usaram balas de borracha. Com a resistência dos presos, no entanto, a polícia usou armas de fogo, que resultou na morte do detento Aleandro da Conceição Sousa. O estado dos feridos não é grave, segundo o governo do Maranhão. Um inquérito foi aberto para investigar a rebelião.

Desde o fim do ano passado, o Maranhão vive uma crise no sistema penitenciário, que afeta principalmente o Complexo de Pedrinhas, em São Luís, o maior estabelecimento prisional do estado. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo menos 60 detentos morreram na unidade em 2013 em disputas entre facções criminosas que brigam pelo controle do tráfico de drogas no estado. Neste ano, pelo menos 15 foram mortos no local.

Edición: Juliana Andrade

Últimas noticias