Rafinha revela método de sucesso de Jorge Jesus

Lateral rubro-negro elogiou intercâmbio de treinadores estrangeiros

Publicado em 11/09/2019 - 16:22 Por Mauricio Costa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O sábado promete muitas emoções para os dois gringos mais famosos do futebol brasileiro em 2019. Flamengo e Santos se enfrentam às 17h, no Maracanã, pela 19ª rodada, e o confronto entre os técnicos é o mais esperado até agora no Campeonato Brasileiro.

De um lado, o rubro-negro carioca, líder da competição: são 39 pontos conquistados, melhor ataque, 41 gols marcados e 12 vitórias até aqui. O português Jorge Jesus é o favorito. Além de contar com um elenco de estrelas, está em um dos dois clubes de maior investimento do país, e ainda vai ter a seu favor mais de 60 mil torcedores. 

O oponente, contudo, gosta de desafios. O argentino Jorge Sampaoli chegou ao Santos desacreditado e dispõe de um plantel com investimento menor que o time carioca.  O treinador sai de casa para o treino de bicicleta, sem ostentar riqueza, mas preza por um futebol requintado, que vem trazendo resultados. O Santos é vice-líder do Brasileirão, com 37 pontos.

Apesar de tanta diferença, quando a bola rola, os dois são os técnicos mais participativos do campeonato. O trabalho da dupla vem sendo bastante elogiado, inclusive pelos jogadores das equipes. O lateral-direito Rafinha, por exemplo, passou a maior parte da carreira na Europa e apoia o intercâmbio de treinadores.

“A gente fica feliz de ter esses técnicos estrangeiros no Brasil, como o Jorge Jesus e o Sampaoli, que vieram acrescentar ao nosso futebol. Vale ressaltar que nós também temos uma escola de treinadores maravilhosa, de muita capacidade, que fizeram muito pelo futebol e continuam fazendo”.

Mais do que conquistar títulos em 2019, Jorge Jesus prepara o clube pensando no futuro, como explica o lateral-direito do time rubro-negro.

“Eu já conhecia o Jorge Jesus da Europa. Mas é muito interessante aprender com ele aqui. Se tem algo que o treinador europeu faz muito bem é conseguir te explicar o trabalho, ensinar a você o motivo de estar fazendo aquilo. Se para mim, com 34 anos, já é bom, para os mais novos é um grande aprendizado. Os jogadores e o Flamengo só têm a ganhar”.

Jorge Jesus terá um grande reforço para o confronto de sábado contra o Santos. Bruno Henrique retorna ao time após defender a Seleção Brasileira nos amistosos disputados nos Estados Unidos. Se vencer, o Flamengo abre cinco pontos de vantagem sobre o atual vice-líder. O empate garante o título simbólico do primeiro turno, mas a torcida vai querer mesmo é ver o show do português na área técnica,  com uma grande exibição do time em campo.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Últimas notícias