Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os esportes dos Jogos Mundiais Militares

Programa tem cinco modalidades particulares

Publicado em 17/10/2019 - 20:00

Por Agência Brasil Rio de Janeiro

Na próxima sexta (18) acontece a abertura oficial da sétima edição dos Jogos Mundiais Militares. Neste evento, realizado na cidade chinesa de Wuhan, o Brasil enviará cerca de 350 atletas que estarão envolvidos na disputa de 29 modalidades, sendo cinco delas tipicamente militares.

Quem acompanha eventos como Jogos Olímpicos ou Pan-americanos se sentirá em casa vendo disputas de modalidades “civis”, como boxe, futebol, judô, saltos ornamentais, vôlei e natação.

E o conforto será ainda maior ao acompanhar a atuação de atletas olímpicos renomados como os ginastas Arthur Nory e Arthur Zanetti, a judoca Rafaela Silva, a maratonista aquática Ana Marcela Cunha e os nadadores Fernando Scheffer e Etiene Medeiros.

Porém, os Jogos Militares têm suas particularidades. Uma delas está justamente no seu programa, que conta com cinco modalidades tipicamente militares que podem causar algum estranhamento inicial, mas que prometem disputas emocionantes para o público. Elas são: pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação e paraquedismo.

Pentatlo naval

Esta modalidade tem o objetivo de reunir atividades realizadas por um militar da Marinha. Para isto, o pentatlo naval conta com provas de pista de obstáculos, natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval e cross-country anfíbio.

Assista matéria sobre o Pentatlo Naval no Stadium:

Pentatlo militar

O pentatlo militar reúne desafios que têm a intenção de testar força, técnica, resistência e disciplina dos atletas. Para isto são realizados, no intervalo de cinco a seis dias, provas de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através campo.

Pentatlo aeronáutico

Esta modalidade de pentatlo tem provas que permite que sejam testados os atributos físicos e psicológicos de um piloto militar. Assim, o programa do pentatlo aeronáutico é dividido em dois tipos de provas, a aérea e as esportivas (tiro com pistola de ar, natação utilitária, esgrima, ball contest, pista de obstáculos e corrida de orientação).

Assista matéria sobre o Pentatlo Aeronáutico no Stadium:

Orientação

Na prova de orientação o atleta tem como objetivo cumprir um percurso no menor espaço de tempo possível tendo o auxílio de um mapa e de uma bússola. A disputa é realizada em terrenos acidentados e que contam com pontos de controle pelos quais os competidores devem passar obrigatoriamente.

Para disputar esta modalidade o atleta deve ter habilidades como concentração sob tensão e tomada rápida de decisões.

Paraquedismo

A quinta modalidade tipicamente militar do programa dos Jogos Mundiais Militares é o paraquedismo. Ela é dividida em duas provas, a de precisão e a de formação em queda livre. Na primeira o atleta salta a 3.600 pés de altitude e tem como meta acertar um alvo de apenas 2 cm de diâmetro.

Na prova de formação em queda livre a criatividade é elemento fundamental, pois, no decorrer do salto e durante 35 segundos, os competidores devem executar o maior número possível de figuras.

Transmissão da TV Brasil

A TV Brasil transmite a cerimônia de abertura da sétima edição dos Jogos Mundiais Militares nesta sexta (18), ao vivo, a partir de 8h55, na telinha e nas redes sociais.

Além disso, o canal vai exibir o programa diário Jogos Mundiais Militares 2019 com os principais resultados da competição. Com 30 minutos de duração, a produção vai ao ar de segunda a sexta, às 19h45, e aos sábados e domingos, às 20h30. O público pode interagir pelas redes socias por meio da hashtag #JogosMilitaresNaEBC.

Edição: Fábio Lisboa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias