Mesmo com conquista da América, seleção encerra 2019 sob desconfiança

Brasil também foi campeão no sub-17 e no sub-15

Publicado em 25/12/2019 - 08:00 Por Fábio Lisboa - Jornalista da TV Brasil - Rio de Janeiro

O ano da seleção brasileira masculina de futebol ficará marcado pela conquista da Copa América disputada em casa. Porém, este triunfo não foi suficiente para acabar com a desconfiança de parte da torcida em relação à equipe.

Esta desconfiança ganhou força justamente após a conquista da América, quando o time comandado pelo técnico Tite chegou a ficar cinco jogos sem vencer (somando três empates e duas derrotas). Esta sequência foi interrompida apenas no dia 19 de novembro, oportunidade na qual o Brasil derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0.

Desta forma, a seleção brasileira inicia 2020 em meio à certa descrença. Sentimento que pode aumentar a pressão sobre o técnico Tite justamente em um ano no qual o Brasil terá pela frente a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar.

Conquista da Copa América

Após uma campanha invicta, o Brasil garantiu a classificação para a final da Copa América.

 Brasil e Peru disputam a final da Copa América 2019, no Maracanã.
Philippe Coutinho tenta superar peruano na final da Copa América - Fernando Frazão/Agência Brasil

O seu adversário na decisão era o Peru, que retornava a uma final de Copa América após um hiato de 44 anos. A última vez em que o país andino tinha jogado uma decisão do torneio, até então, tinha sido em 1975, quando foi o campeão.

A seleção brasileira buscava seu nono título na competição, enquanto os peruanos buscavam sua terceira conquista, após 1939 e 1975.

Na decisão realizada no estádio do Maracanã, o Brasil foi melhor, e venceu por 3 a 1. A equipe do técnico Tite abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo com o atacante Everton. O time andino chegou a ensaiar uma reação aos 41 minutos, quando Guerrero empatou em gol marcado em cobrança de pênalti. Mas um pouco antes do intervalo a seleção brasileira voltou a ficar na frente com gol de Gabriel Jesus.

COPA AMÉRICA 2019: BRASIL X PERU DISPUTAM FINAL NO MARACANÃ
Jogadores da seleção celebram conquista da Copa América - Fernando Frazão/Agência Brasil

O terceiro gol do Brasil saiu apenas no final do segundo tempo, em cobrança de pênalti de Richarlison, que garantiu o 3 a 1 final.

Mundial sub-17

Outra competição realizada em 2019 em solo brasileiro foi a Copa do Mundo de futebol sub-17. E o Brasil terminou novamente campeão.

Com uma campanha com 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete jogos), a equipe comandada pelo técnico Guilherme Dalla Dea garantiu o tetracampeonato na categoria.

Brasil vence México de virada, com gol nos acréscimos do 2º tempo na Copa do Mundo Sub 17
Brasil venceu México de virada para ficar com título do Mundial sub-17 - Marcello Casal JrAgência Brasil

E a decisão, realizada no estádio Bezerrão (DF), foi contra o México. O triunfo foi emocionante, de virada, com os gols brasileiros marcados apenas no final.

González abriu o placar aos 20 minutos da etapa final para o México. O empate veio aos 38 minutos com Kaio Jorge, em cobrança de pênalti.

Brasil vence México de virada, com gol nos acréscimos do 2º tempo na Copa do Mundo Sub 17
Garotada brasileira celebra muito a conquista do Mundial - Marcello Casal JrAgência Brasil

O gol da vitória, e do título brasileiro, saiu apenas aos 47 do segundo tempo. Yan Couto cruzou com perfeição, Kaio Jorge deixou a bola passar e Lázaro chegou para dar um chute mascado, de primeira, no canto oposto de García.

Sul-americano sub-15

Encerrando um ano de conquistas da seleção brasileira, a equipe sub-15 garantiu o título do sul-americano da categoria. Na decisão a seleção brasileira superou a Argentina em partida realizada no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai).

Brasil bate a Argentina e conquista o Sul-Americano Sub-15
Seleção sub-15 vence Argentina e conquista sul-americano - Rudy Lezcar/CBF

O triunfo foi obtido na disputa de pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Com este título o Brasil se tornou pentacampeão na modalidade, com vitórias em 2005, 2007, 2011, 2015 e 2019.

Edição: Verônica Dalcanal

Últimas notícias