Turquia confirma que Ligas de Futebol vão retornar em junho

País deve sediar a final da Liga dos Campeões da Europa m agosto

Publicado em 06/05/2020 - 13:19 Por Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu - Ancara

A Turquia planeja sediar a final da Liga dos Campeões no final de agosto, disse o chefe da federação de futebol local nesta quarta-feira, e retomará as ligas domésticas no dia 12 de junho, sem torcida, após suspensão de três meses causada pelo surto de Covid-19.

A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, adiou há dois meses indefinidamente a decisão da Liga dos Campeões, que estava programada para ocorrer em Istambul em 30 de maio.

O presidente da Federação Turca de Futebol (TFF), Nihat Ozdemir, afirmou que a final do torneio de clubes de elite da Europa está sendo planejada para o final de agosto, mas que detalhes sobre o formato e o cronograma serão finalizados após conversas com autoridades de saúde e a Uefa.

"Se Deus quiser, concluiremos nossas próprias ligas no final de julho. Vamos encerrar nossas copas em campo e depois encerraremos a temporada com a final da Liga dos Campeões em agosto", disse Ozdemir em entrevista coletiva.

Ele declarou que as ligas de futebol turcas, incluindo a principal Super Lig, serão retomadas a partir de 12 de junho sem torcedores e terminarão em 26 de julho. A programação da Super Lig envolverá 7 jogos nos finais de semana e 1 partida nos dias úteis, segundo ele.

Ozdemir acrescentou que as equipes jogarão partidas em suas próprias cidades e estádios, apesar das preocupações de que isso possa arriscar uma nova onda de casos de coronavírus em algumas áreas.

Istambul, o epicentro do surto na Turquia, abriga os três maiores clubes turcos e o Basaksehir.

No início desta semana, os principais clubes de futebol da Turquia retomaram sessões limitadas de treinamento, de acordo com medidas estabelecidas pela TFF na semana passada. Fenerbahce, Besiktas e o atual campeão Galatasaray realizaram treinos em pequenos grupos.

O Trabzonspor, líder da liga quando as partidas foram suspensas, também voltou aos gramados nesta semana. As ações dos quatro clubes subiram após decisão de retomar a liga.

Quase dois meses depois de relatar seu primeiro caso, a Turquia disse que o surto atingiu um platô. Na segunda-feira, começou a flexibilizar algumas medidas para retomar a economia, já que o número diário de mortes e novos casos continuava em trajetória descendente. A Turquia registrou 3.520 mortes por coronavírus e possui quase 130.000 casos confirmados.

Últimas notícias