Ex-chefe do atletismo mundial Lamine Diack é condenado por corrupção

Prisão de 2 anos é por envolvimento no escândalo de atletas russos

Publicado em 16/09/2020 - 12:43 Por Tangi Salaun - Repórter da Reuters - Paris

 O ex-chefe do órgão regulador do atletismo mundial Lamine Diack foi condenado na França, nesta quarta-feira (16), por corrupção em um escândalo de doping na Rússia e foi sentenciado a passar pelo menos dois anos na prisão. Diack, de 87 anos, foi considerado culpado de aceitar propinas de atletas suspeitos de doping, para encobrir os resultados dos testes e permitir que continuassem competindo, inclusive na Olimpíada de Londres 2012.

O tribunal também considerou Diack culpado de aceitar dinheiro russo para ajudar a financiar a campanha de Macky Sall para as eleições presidenciais de 2012, no Senegal, em troca de atrasar os procedimentos antidoping.

Os promotores disseram que Diack solicitou propinas totalizando 3,45 milhões de euros de atletas suspeitos de uso de drogas. O juiz considerou que as ações do ex-saltador "minaram os valores do atletismo e da luta contra o doping".

O tribunal determinou a Diack uma sentença de prisão de quatro anos, dois dos quais foram suspensos. Também impôs multa máxima de 500 mil euros.

Diack já foi um dos homens mais influentes no esporte, liderando a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) de 1999 a 2015. A Iaaf é agora conhecida como World Athletics.

Últimas notícias