Peru pede à Conmebol que adie reinício de eliminatórias da Copa 2022

Justificativa seria a falta de treinos das seleções devido à pandemia

Publicado em 05/02/2021 - 17:32 Por Marco Aquino - Lima (Peru)

O técnico da seleção peruana de futebol, Ricardo Gareca, pediu nesta sexta-feira (5) à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que adie o reinício das eliminatórias da Copa do Mundo do Catar de 2022, agendadas para março, ante a falta de treinos das seleções devido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em uma coletiva de imprensa virtual, o argentino Gareca se mostrou furioso com o atraso dos treinamentos devido às medidas recentes adotadas no Peru para frear o avanço da covid-19, que considerou muito necessárias, mas também extremas por coibirem os treinos de futebol.

"A Conmebol tem que fazer com que todas as seleções estejam parelhas, senão tudo começa a se distorcer. É algo que se tem que começar a considerar", afirmou Gareca em Buenos Aires, para onde viajou no final de janeiro, antes do retorno de uma quarentena focalizada no país durante duas semanas de fevereiro.

Técnico da seleção peruana, Ricardo Gareca
Ricardo Gareca, argentino que comanda a seleção peruana, solicitou o adiamento do reinício das Eliminatória da Copa do Catar, previsto para março - Daniel Apuy/Pool via REUTERS

O registro de casos do novo coronavírus aumentou no Peru desde o início do ano e o governo decretou uma quarentena focalizada, proibindo a circulação de pessoas e a operação de centros comerciais e permitindo somente o funcionamento de algumas indústrias e a venda de produtos básicos.

As dez seleções da Conmebol retomarão no próximo mês seus compromissos para as eliminatórias da Copa, e o Peru enfrentará a Bolívia em La Paz e a Venezuela em Lima nos dias 25 e 30 de março, respectivamente.

A seleção peruana teve um começo ruim e é a penúltima da tabela com somente um ponto, assim como a Bolívia.

Últimas notícias