F1 altera treinos de Ímola em respeito ao enterro do príncipe Philip

Prova final de classificação no sábado (16) começará ao meio-dia

Publicado em 13/04/2021 - 12:51 Por Alan Baldwin - Londres (Inglaterra)

A Fórmula 1 mudará os treinos livres e classificatórios para a segunda corrida da temporada no final de semana em Imola, na Itália, para que os carros não estejam na pista durante o enterro do príncipe britânico Philip.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse nesta terça-feira (13) que a classificação para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna será transferido para 12h-13h (horário de Greenwich) de sábado (17) como sinal de respeito pelo membro da realeza falecido na última sexta-feira (9) aos 99 anos.

Príncipe Philip durante evento na Abadia de Westminster, em Londres
Em respeito ao funeral do Príncipe Philip no sábado (17), a F1 alterou os horários da programação de treinos do GP de Ímola - Reuters/Toby Melville/Direitos Reservados

A sessão final de treino será adiantada para 9h-10h em obediência aos regulamentos, que estipulam que precisa haver um intervalo de duas horas entre as sessões.

O cronograma da próxima sexta-feira (16) também foi alterado de acordo com regras que exigem que o treino final comece não menos de 19 horas após o fim da segunda sessão.

O enterro no Castelo de Windsor começará com um minuto de silêncio nacional às 15h locais.

A F1 disse que também fará um minuto de silêncio antes dos treinos classificatórios "como uma oportunidade de as pessoas prestarem suas homenagens".

Sete das 10 equipes de F1, assim como o próprio esporte, têm origem britânica, inclusive a campeã Mercedes, e o príncipe Philip foi presidente-chefe do Clube de Pilotos de Corrida Britânicos durante 42 anos.

Últimas notícias