Anvisa autua Independiente por descumprir medidas de isolamento social

Equipe argentina jogou com o Bahia na última terça-feira (4)

Publicado em 05/05/2021 - 19:32 Por Andrew Downie - Londres (Inglaterra)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter autuado todos os 36 integrantes do time Independiente (Argentina) nesta quarta-feira (5), após os argentinos deixarem o isolamento do hotel para disputar uma partida da Copa Sul-Americana contra o Bahia.

O Independiente voou para Salvador na manhã da última terça-feira (4), mas 11 membros da equipe testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). Os 11 voltaram para casa e os outros membros da delegação foram instruídos a permanecerem em isolamento e deixarem o país no prazo de três dias.

No entanto, a Anvisa disse que a equipe argentina ignorou a orientação e foi ao estádio de Pituaçu, em Salvador, para disputar a partida pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. O jogo terminou em empate de 2 a 2.

A Anvisa informou que, quando soube que o jogo estava acontecendo, pediu à Polícia Federal para se encontrar com servidores da agência no local, mas a polícia não apareceu, e então os fiscais da Anvisa foram ao aeroporto para autuar os membros da delegação do Independiente antes que eles voassem de volta para Buenos Aires.

“Os autuados estão sujeitos a penas como multas a partir de R$ 2 mil. Todos foram notificados do prazo de 15 dias para apresentar a defesa, se assim desejarem”, disse a Anvisa em nota. "Além do processo sanitário, os autuados responderão na esfera penal, de acordo com o termo lavrado pela Polícia Federal, pelos crimes contra a saúde pública. A equipe assumiu o compromisso de prestar esclarecimentos à Justiça brasileira em data que ainda será definida pelo juiz competente”, completou.

O Independiente não fez comentários sobre as acusações, mas ficou decepcionado com o tratamento dado pelas autoridades brasileiras.

“É incrível o que aconteceu. O Independiente fez tudo o que nos foi pedido”, disse o zagueiro Juan Manuel Insaurralde. “Não encontramos explicação para os maus-tratos que recebemos no Brasil”, concluiu.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.