Após feito histórico em Tóquio, Lucas Verthein é suspenso por doping

Remador carioca teve melhor desempenho olímpico do país na modalidade

Publicado em 07/02/2022 - 15:54 Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - São Paulo
Atualizado em 07/02/2022 - 16:31

O remador Lucas Verthein, que defendeu o Brasil na Olimpíada de Tóquio (Japão), foi suspenso preventivamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A entidade atualizou nesta segunda-feira (7) a relação de atletas afastados temporariamente das competições. O carioca de 23 anos é o único da lista a ter caído no doping já em 2022.

Lucas foi flagrado em um exame realizado no último dia 13, fora de competição, onde testou positivo para oxandrolona, um anabolizante que aumenta a potência muscular. A substância é a mesma que, em 2016, apareceu no teste feito por Ana Cláudia Lemos, principal nome brasileiro nas provas de velocidade à época. A corredora conseguiu provar que houve contaminação cruzada de um medicamento e teve que cumprir pena de apenas cinco meses, por negligência.

Em Tóquio, Lucas fez a melhor campanha de um remador brasileiro na história dos Jogos. Ele atingiu as semifinais do single skiff (barco para uma pessoa e dois remos) e ficou na 12ª colocação geral, ao chegar em sexto na final B (que reúne os oito semifinalistas que não atingiram a decisão).

Lucas ainda não se manifestou sobre a suspensão. Em nota, o Botafogo, clube do atleta, afirmou que os "departamentos jurídico e médico" vão apurar o caso,  que o remador é "extremamente profissional e comprometido com os princípios éticos" e que está prestando suporte a ele. A Confederação Brasileira de Remo (CBR) informou que aguarda a notificação da ABCD para acionar o departamento jurídico, antes de comentar a punição.

* Texto atualizado às 16h31 para inclusão de informações de nota do Botafogo.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Últimas notícias