Associação de PMs é notificada e suspende operação tartaruga no DF

Segundo o vice-presidente da Aspra, Manoel Sansão, os policiais vão

Publicado em 03/02/2014 - 22:50 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal (Aspra -DF) informou que foi notificada na tarde de hoje (3) da decisão judicial que determinou o fim da operação tartaruga. De acordo com o vice-presidente da Aspra, sargento Manoel Sansão, os policiais irão respeitar a decisão, interrompendo a ação. Ele disse ainda que a Aspra vai recorrer.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acatou parcialmente pedido do Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) e determinou que os policiais militares encerrem a operação tartaruga que, desde outubro de 2013, é feita com o intuito de pressionar o governo a conceder reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios aos PMs em atividade ou na reserva. De acordo com a assessoria do TJDF, a decisão foi deferida parcialmente pela desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio no plantão da madrugada do dia 1º.  Caso a determinação não seja cumprida, será aplicada multa diária de R$ 100 mil à representação da categoria.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, do dia 1º de janeiro até a manhã do dia 30, foram registrados 68 homicídios, 19 a mais do que em janeiro do ano passado. Na média, são mais de duas mortes violentas por dia. O grande número de homicídios foi provocado pela operação tartaruga.

De acordo com Sansão, os filiados à associação vão ser reunir no próximo dia 7 para debater os rumos do movimento.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias