Hoje é dia D de vacinação contra o sarampo em Fortaleza

Publicado em 01/02/2014 - 10:43 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Postos de saúde de Fortaleza e de municípios da região metropolitana da cidade funcionam hoje (1º) no dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. A região registra surto da doença desde o início do ano. Devem ser imunizadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos – inclusive as que já foram vacinadas anteriormente.

De acordo com a Secretaria da Saúde do estado, estão sendo distribuídas 247 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), suficientes para imunizar 246.036 crianças na faixa etária alvo da campanha.

Os municípios que integram a região metropolitana de Fortaleza são: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama. Ao todo, 341 postos de vacinação funcionam hoje até as 17 horas.

A secretaria alertou que a vacina contra o sarampo não é indicada nos seguintes casos:

- Anafilaxia (reação alérgica) à dose anterior da vacina;

- Gravidez, pelo risco teórico de causar danos ao feto. Recomenda-se que a gravidez seja evitada por 30 dias após a administração da vacina. Caso a vacina seja aplicada inadvertidamente, não é indicada a interrupção da gravidez.

- Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, sendo que infecção assintomática pelo HIV não constitui contraindicação;

- Pessoas em uso de corticosteroides em doses imunossupressoras (devem ser vacinadas com intervalo de pelo menos um mês após a suspensão da droga);

- Pessoas em uso de quimioterapia imunossupressora (só devem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento);

- Transplantados de medula óssea (recomenda-se vacinar com intervalo de dois anos após o transplante).
 

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.