Polícia Federal faz operação no Pará contra fraude em benefícios da Previdência

Publicado em 04/02/2014 - 12:12 Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal, o Ministério da Previdência e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (4) uma operação para desarticular um esquema de fraude em benefícios no Pará. Desde o início da manhã, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará na Operação Quatipuru, em alusão ao antigo nome de Capanema.

De acordo com a Polícia Federal, sete servidores da Previdência Social e um intermediário fraudavam o Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) reabrindo processos de habilitação, anteriormente indeferidos, por não comprovação de efetivo exercício de atividade rural. Eles também são acusados de conceder salário-maternidade para trabalhadoras rurais com apresentação de certidões de nascimento falsas.

A fraude, segundo a PF, provocou prejuízo avaliado em cerca de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos. O valor pode ser ainda maior, já que esse montante corresponde ao resultado de uma amostragem em 78 benefícios. Os envolvidos pode ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos nos sistemas previdenciários, falsificação de documentos e quadrilha.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias