Dilma diz que episódio de Pinheirinho não será esquecido

Segundo ela, as novas casas a serem construídas vão permitir que as

Publicado em 25/03/2014 - 11:28 Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Dilma Rousseff

Segundo Dilma, as novas casas vão permitir que as famílias despejadas de Pinheirinho recomecem a vida Wilson Dias

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) na sua conta no Twitter que o episódio de Pinheirinho não será esquecido. Ela assina, em São José dos Campos (SP), ordem de serviço que autoriza a construção de 1.461 unidades habitacionais para famílias que foram despejadas da comunidade paulista, em 2012. Segundo a presidenta, as novas casas vão permitir que as famílias despejadas recomecem a vida. Os residenciais Pinheirinho dos Palmares 1 e 2 farão parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e terão, no total, 1,7 mil unidades habitacionais.

“Sabemos que diálogo é fundamental numa democracia porque cria consensos e permite a garantia de direitos. Hoje um novo Pinheirinho está surgindo no horizonte. Estou em São José dos Campos para o início das obras do Residencial Pinheirinho. Serão 1,7 mil moradias em área regularizada, com todos os serviços públicos. Casas que vão proporcionar a cada família a oportunidade de recomeçar a vida com dignidade”, escreveu, antes do início da cerimônia.

A desocupação feita pela Polícia Militar e a posterior destruição de todas as casas erguidas no local ocorreram no dia 22 de janeiro de 2012. A medida atendeu a uma ordem de reintegração de posse da Justiça em benefício da massa falida da empresa Selecta Comércio e Indústria S/A. Cerca de 6 mil pessoas ficaram sem moradia. O caso foi levado à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) por denúncias de violação de direitos humanos durante a desocupação.

Segundo Dilma, a partir do diálogo com movimentos sociais, os governos federal e do estado de São Paulo e a prefeitura de São José dos Campos reuniram recursos para financiar a construção dos novos residenciais. “Escreveremos juntos essa história: os moradores de Pinheirinho, com sua determinação e força e nós, do governo, com a mobilização de recursos e políticas que garantem o direito à moradia”, diz a mensagem da presidenta no Twitter. 

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias