Governo estuda linha de crédito para projetos de economia de água na indústria

Publicado em 19/03/2014 - 17:53 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O diretor de Competitividade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alexandre Comin, disse hoje (19) que o governo pensa em criar uma linha de crédito, parecida com o Fundo Clima, para financiar projetos que incentivem o uso racional da água pela indústria.

“Toda a crise traz um momento de reflexão. Talvez, esse seja o momento para a gente pensar em alguma coisa parecida com o Fundo Clima, com investimentos específicos em eficiência no reúso de água e até em captação de água”, disse Comin, ao participar do Fórum Água: Gestão Estratégica no Setor Empresarial.

O Fundo Clima é administrado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e atende a projetos do setor privado e de órgãos públicos sobre ações de adaptação às mudanças climáticas e redução da emissão de gases de efeito estufa.

A intenção do governo é diminuir a pegada hídrica da indústria - a quantidade de água que a indústria consome para produzir um determinado produto.  Segundo o coordenador de Conservação de Água Doce da organização não governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC), Albano Araujo, a pegada hídrica das indústrias em São Paulo pode ser apontada como uma das responsáveis pela situação crítica do Sistema Cantareira.

Sistema Cantareira

Sistema Cantareira opera com 14,7% do reservatório, menor nível históricoSabesp/Divulgação

“Está faltando água no Sistema Cantareira. Não foi, em nenhum momento, uma questão da natureza. É um problema de gestão, porque a pegada hídrica de São Paulo é grande demais quando comparada à disponibilidade hídrica”, disse.

Hoje, o Sistema Cantareira está operando com 14,7 % do reservatório, a menor marca histórica. “Essa questão passa muito mais pela redução de consumo e um incentivo do uso sustentável da bacia do que pelo aumento da disponibilidade”, disse Araujo. 

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias