Maré será ocupada nas primeiras horas deste domingo

Publicado em 29/03/2014 - 18:00 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cerca de mil policiais das forças especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro deverão dar início à ocupação do Complexo da Maré nas primeiras horas deste domingo (30), abrindo espaço para que as Forças Armadas entrem nas 16 favelas do complexo, localizado às margens da Avenida Brasil – a principal via de ligação das zonas norte e oeste com o centro e a zona sul da capital fluminense.

Desde o dia 21, a Polícia Militar, especialmente os homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), vem implantando ações não só no complexo de favelas, mas também em comunidades direta ou indiretamente ligadas à Maré.

Ao longo deste período, cerca de 60 pessoas foram presas suspeitas de ligação com o tráfico. Armas, munições e drogas foram apreendidas e casas, revistadas. Na noite de ontem (28), a presidenta Dilma Rousseff  assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza e legitima o deslocamento de tropas das Forças Armadas para o complexo de favelas, a fim de ajudar na garantia da segurança e da ordem nas comunidades até que as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) sejam instaladas no complexo. A instalação das UPPs na Maré ocorrerá, segundo o governador Sérgio Cabral, a partir do segundo semestre deste ano. O decreto será publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (31). As Forças Armadas deverão permanecer na Maré até 31 de julho – embora o decreto abra a possibilidade de ampliação desse prazo.

Durante todo o dia de hoje, houve tranquilidade nas 16 favelas do Complexo da Maré, apesar de os moradores estarem ansiosos na expectativa da ocupação. Embora não tenha, em nenhum momento, confirmado a ocupação da comunidade da Maré para o início da manhã deste domingo, o governador Sérgio Cabral, em entrevista concedida hoje (29) já dava o ato como decisão tomada e anunciava a disposição dos governos federal, estadual e municipal de iniciarem de imediato a “ocupação social” da região, com escolas, creches, serviços de saúde e de recreação e lazer para as crianças.

Praticamente todas as entradas e saídas do Complexo da Maré já estão ocupadas estrategicamente por viaturas da Polícia Militar para impedir, ou tentar interceptar, a entrada e a saída de armas e drogas. A imprensa do estado também dá a ocupação como fato decidido e já traçou estratégias de cobertura da ocupação policial.


Fonte: Maré: Ocupação deverá acontecer nas primeiras horas da manhã deste domingo

Edição: José Romildo

Últimas notícias