COI anuncia medidas para acelerar preparativos dos Jogos Olímpicos

Publicado em 10/04/2014 - 16:09 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 10/04/2014 - 19:47

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai adotar uma série de medidas para monitorar o progresso e acelerar os preparativos para as Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito hoje (10) na Convenção SportAccord 2014, em Belek, na Turquia. Entre as medidas, está uma presença mais forte do comitê no Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Olímpicos.

Segundo o site do COI, haverá um aumento na frequência de visitas ao Rio será criado um comitê envolvendo o comitê, o governo brasileiro e os parceiros no projeto. O COI anunciou também maior colaboração com as federações internacionais e os principais interessados e a contratação de um gerente de projeto de construção civil. Além disso, haverá visitas frequentes do diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli.

"Essas medidas vão fortalecer a supervisão e gestão, em estreita cooperação com do comitê organizador e do governo", diz o Comitê Olímpico Internacional. 

No evento, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que o objetivo das medidas é apoiar os organizadores locais e colocar à disposição deles a experiência dos demais organizadores dos jogos. "Há um forte compromisso de ambos os lados para fazer dos Jogos do Rio um sucesso."

A pouco mais de dois anos do início dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro enfrenta atrasos em algumas obras, como na construção do Parque Olímpico de Deodoro, zona oeste da cidade.

Em comunicado divulgado nesta noite, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, disse que a iniciativa do COI é oportuna. "A criação de novos grupos de trabalho faz parte do relacionamento permanente do COI com os organizadores de Jogos Olímpicos. Trabalhar em equipe é a melhor e a única maneira de avançar. Sabemos que não há tempo a perder, e a maior parte da agenda de compromissos até este momento já foi entregue", diz o comunicado.

De acordo com o comitê, desde a última visita do COI ao Brasil, em 21 de março, foram reforçados os pontos de atenção e. de lá para cá, já ocorreram avanços. "O Comitê Rio 2016 segue com compromisso de organizar Jogos de excelência, dentro do prazo", conclui o texto.

Para o Ministério do Esporte, a avaliação do Comitê Olímpico Internacional é uma contribuição à organização dos Jogos Olímpicos. "Os entes públicos e privados envolvidos nos preparativos do evento trabalham de forma integrada para que os prazos sejam cumpridos e as instalações esportivas passem pelos eventos-teste necessários", diz nota divulgada pela se manifestou assessoria de imprensa da  pasta.

*O texto foi ampliado às 19h28 para incluir o comentário do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 sobre as medidas anuncidas pelo COI e, às 19h47, para incluir nota do Ministério do Esporte

 

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias