Avenida Brasil continua fechada até quarta-feira

Publicado em 21/04/2014 - 12:05 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Trecho da Avenida Brasil fechado ao tráfego para obras de construção do arco do Viaduto Pedro Ernesto, estrutura que integrará o BRT Transcarioca (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Avenida Brasil está interditada e os moradores do entorno aproveitaram para transformar as pistas da via em área de lazer Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Avenida Brasil, uma das mais importantes portas de entrada do estado e principal via de ligação entre as zonas norte e oeste com o centro e a zona sul da cidade, está fechada ao tráfego desde as 22h de ontem (20) e só será reaberta às 10h da próxima quarta-feira (23), portanto, em meio ao retorno à cidade de milhares de pessoas que deixaram o estado utilizando a avenida para aproveitar os dias de feriado prolongado de Semana Santa, Tiradentes e São Jorge – este último comemorado no estado na própria quarta-feira, dia 23. 

A intervenção acontece na altura de Ramos, junto ao acesso à Ilha do Governador, na zona norte da cidade e está sendo necessária para que a prefeitura dê continuidade às obras de construção do arco estaiado do Viaduto Pedro Ernesto – estrutura que integrará o BRT Transcarioca - que irá transpor a avenida, sem pilar intermediário, num vão-livre de 150 metros.

Para minimizar os efeitos ao tráfego a Secretaria Municipal de Transportes montou uma operação de trânsito que conta com 250 controladores de trânsito da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Os profissionais trabalharão para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e os desvios necessários e contam com 11 reboques posicionados para desobstrução das vias, em caso de quebra de veículo ou qualquer acidente.

Trecho da Avenida Brasil fechado ao tráfego para obras de construção do arco do Viaduto Pedro Ernesto, estrutura que integrará o BRT Transcarioca (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As obras da Transcarioca entrou em sua segunda faseTânia Rêgo/Agência Brasil

A prefeitura do Rio pede aos motoristas que, sempre que possível, evitem utilizar a Avenida Brasil e as vias do entorno (sobretudo na região de Bonsucesso e adjacências) durante este período da interdição total. A opção para aqueles que precisarem circular na região é a Linha Vermelha. Em função da restrição de capacidade da  Avenida Brasil, o tráfego de caminhões na Linha Vermelha estará liberado a partir da meia-noite de hoje (21), até as 12 horas de quarta-feira.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, recomendou que a população evite utilizar veículos particulares para transitar pela cidade e opte pelos transportes públicos como trens, barcas, ônibus e metrô, mas admitiu que a terça-feira (22) poderá ser um dia de caos para o trânsito da cidade.

“Temos que ser francos com a população e dar a expectativa correta. Nestes dias o trânsito estará muito ruim nesta parte da cidade. Se todos voltarem em horários normais, como manhã e tarde, vão ter que ter paciência, porque o trânsito ficará bem complicado. Recomendo a utilização de trem e metrô nestes dias para se locomover pela cidade, principalmente na segunda e na terça-feiras. As concessionárias e a Secretaria Estadual de Transportes já estão avisadas de que precisarão acomodar mais pessoas do que o normal em um feriado. Serão as melhores opções de transporte. Mesmo assim, esperamos problemas, porque a Avenida Brasil é uma via muito importante, qualquer alteração causa muitos impactos, congestionamentos e reflexos em outras vias a cidade”, disse o secretário. 

A opção para quem precisar circular pela cidade, nos dias da interdição, é utilizar, como rota alternativa, a Linha Vermelha, via expressa paralela à Avenida Brasil, até o acesso à Via Dutra, que liga o Rio a São Paulo. O secretário municipal de Transportes também recomendou aos cariocas que deixaram a capital para aproveitar o feriado prolongado que evitem retornar ao Rio de Janeiro antes da tarde da quarta-feira (23).

Em consequência da interdição, foi alterado o itinerário de dezenas de linhas de ônibus e foram invertidas as mãos de ruas e avenidas da região, o que deverá aumentar a confusão e agravar as condições do tráfego na capital, já bastante afetado com os trabalhos de implosão do Elevado da Perimetral – também outra importante via de acesso ao estado e de ligações entre as diversas regiões da cidade.

As obras da Transcarioca - corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador - entrou em sua segunda fase. A prefeitura estima que a Transcarioca beneficie cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza pela metade o tempo de viagem. Os moradores do entorno da Avenida Brasil aproveitaram a interdição para transformar as pistas da via em área de lazer. Bicicletas, carrinhos de criança e skates substituíram carros, ônibus e caminhões comuns ao dia a dia da avenida. Campos de futebol foram improvisados em animadas peladas e as pessoas aproveitaram para fazer exercícios ao longo das pistas. 

Na manhã desta segunda-feira, em razão do feriado de Tiradentes, o fluxo de veículos nas imediações era bastante reduzido, mas a situação tende a se agravar a partir da tarde, quando muitos cariocas estarão começando a retornar à cidade, uma vez que amanhã, apesar do ponto facultativo nas repartições publicas, é dia normal de trabalho para a maioria das pessoas.

 


Fonte: Avenida Brasil é fechada ao tráfego e Rio poderá ter terça-feira de caos no trânsito

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias