Criança indígena é a primeira vítima da gripe A no Pará, em 2014

Publicado em 09/04/2014 - 13:25 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Um menino indígena de pouco mais de 1 ano, da etnia Xikrin, é a primeira vítima do ano a morrer no Pará, devido a complicações da gripe A (H1N1). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Susipe), com base nos resultados de exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas. O garoto morreu no último domingo (6), no Hospital Regional Público do Sudeste, em Marabá (PA), onde estava internado desde 31 de março.

Outra criança xikrin de 10 meses está internada em um hospital de Parauapebas devido às complicações causadas pelo vírus Influenza A. De acordo com a Susipe, seu estado clínico é estável. As duas crianças são da mesma aldeia, a Djudjêko, e não tinham sido vacinadas contra a gripe A.

Segundo a agência de notícias da Secretaria Estadual de Comunicação, a Sesipe já solicitou ao Ministério da Saúde doses de vacinas contra o vírus Influenza A a fim de antecipar a campanha de vacinação na aldeia. Pelo calendário, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe só deveria começar no próximo dia 22.

Até o momento, o Pará registrou 13 casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo nove deles do tipo Influenza B; dois para Metapneumovírus Humano - vírus causador de frequentes infecções respiratórias agudas (IRA) em crianças, além dos dois casos já confirmados de H1N1.

De acordo com a Susipe, no mesmo período de 2013, haviam sido notificados 253 casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 107 para H1N1; cinco para H3N2; 19 para Influenza B; 24 para Metapneumovírus Humano e 98 para o vírus respiratório Sincicial.

A infecção viral pode ocorrer durante o ano inteiro, mas os casos de síndromes gripais e respiratórias tendem a aumentar durante o outono e o inverno. Os principais sintomas da Síndrome Gripal são febre súbita acompanhada por tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia (dor nos músculos) ou artralgia (dor nas articulações). Já a Síndrome Respiratória apresenta os mesmos sintomas da Síndrome Gripal e também a dificuldade para respirar.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que está atualizando o número de casos confirmados, suspeitos e de mortes elaborado a partir dos registros de pacientes que procuram a rede de saúde. Até o mês passado, ao menos três mortes por gripe A já tinham sido confirmadas em Corumbá (MS).

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias