Justiça autoriza transferência de traficante do Alemão para presídio federal

Publicado em 29/04/2014 - 19:44 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 29/04/2014 - 20:50

O juízo da 42ª Vara Criminal da Capital autorizou a transferência do preso Bruno Eduardo Procópio da Silva, conhecido como Piná, para um presídio federal. O pedido foi feito pela Secretaria de Segurança Pública hoje (29), depois que o governador Luiz Fernando Pezão pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ida do traficante para uma prisão federal. De acordo com a decisão judicial, Piná ficará em uma unidade prisional da União por um ano.

“A transferência ora postulada é imperiosa para a garantia da segurança pública em nosso estado, mostrando-se imprescindível que as supostas lideranças de tão perigosa organização criminosa sejam mantidas, o mais possível, distantes de suas bases de atuação. A custódia do acusado em presídio federal visa a dificultar o fluxo de informações entre os membros da organização, e eventuais novas associações, objetivando o restabelecimento da paz social, a preservação de vidas e a desarticulação desse famigerado grupo”, informa a decisão.

Nos autos processuais, a Secretaria de Segurança Pública relata que o preso integra a cúpula de uma facção criminosa e que participou de ações, como os tiros disparados durante o evento Corrida da Paz, feita no Parque Proletário, em maio do ano passado, além dos ataques à sede do Grupo Afroreggae, em agosto do mesmo ano.

Na mesma decisão, o juízo manteve a prisão do acusado Rafael Antonio Marques da Silva. Segundo as informações da Secretaria de Segurança, o réu é chefe de uma organização criminosa e responsável pelo tráfico de drogas nos Complexos da Penha e do Alemão.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias