Governo e jovens discutem políticas públicas na área cultural

Chamado de Curto Circuito da Juventude, o encontro começa hoje (11) e

Publicado em 11/04/2014 - 05:48 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria-Geral da Presidência da República vão reunir, em Brasília, jovens de todo o país para discutir novas políticas voltadas à formação cultural desse público. Chamado de Curto Circuito da Juventude, o encontro tem início hoje (11) e se estende até domingo (13).

“Decidimos fazer o encontro com jovens, mas não um encontro desses formais, onde ficamos falando e não escutamos. Vamos escutar, trocar experiências e perguntar como poderemos ter maior participação da juventude nas políticas culturais”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, à Agência Brasil.

Ao longo dos três dias, os 70 participantes também vão trocar experiências entre si, participar de dinâmicas de grupo e conhecer iniciativas culturais de várias regiões. Entre elas estão o Grupo Pérolas Negras, formado por meninas do Vidigal (RJ), e o Projeto Sarau Cultural, de São Sebastião (DF).

O Curto Circuito da Juventude terá a presença de jovens de movimentos sociais, estudantis e culturais locais, como do hip hop, de audiovisuais e do funk, entre outros.

A ideia surgiu durante a 3ª Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, e o objetivo é colher sugestões para políticas mais inclusivas e abrangentes. “Queremos elaborar algo que seja de acordo com o que eles desejam. Tem que ser algo inovador, que mexa com as burocracias internas do ministério, que permita chegar aos mais excluídos”, disse a ministra.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias