STJ comemora 25 anos de instalação da corte

Publicado em 07/04/2014 - 21:05 Por Da Agência Brasil - Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu hoje (7) uma sessão solene para comemorar os 25 anos de instalação da corte, no dia 7 de abril de 1989. A cerimônia foi acompanhada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além de autoridades do Judiciário.

Em seu discurso, o presidente do STJ, ministro Felix Fischer, destacou que o tribunal caminha há 25 anos em uma trajetória em defesa da democracia e para potencializar a cidadania. "Neste momento festivo, enaltecendo a harmonia que marca a convivência entre Judiciário, Executivo e Legislativo, quero, publicamente, agradecer a parceria com toda a magistratura brasileira, com o Ministério Público e com a Ordem dos Advogados do Brasil. Registro, por igual, meu reconhecimento ao incansável trabalho dos ministros, bem como dos servidores e dos colaboradores". afirmou o presidente.

O STJ foi criado pela Constituição de 1988 com objetivo de uniformizar a jurisprudência das normas infraconstitucionais na Justiça federal e estadual.  Em 2013, o tribunal, composto por 33 ministros, julgou mais de 354 mil processos. Mais de 4,5 milhões foram julgados desde a instalação, em 1989.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias