CNJ arquiva investigação sobre gastos de ministros do STJ com viagens

Publicado em 20/05/2014 - 20:48 Por Da Agência Brasil - Brasília

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) arquivou uma investigação administrativa para apurar supostos gastos irregulares de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com viagens ao exterior. A informação foi divulgada hoje (20) pela assessoria do tribunal. Por unanimidade, os conselheiros entenderam que não houve irregularidades.

Em abril, o CNJ recebeu denúncias anônimas sobre pagamentos de passagens em primeira classe e diárias para alguns integrantes do STJ em viagens oficiais ao exterior, representando o tribunal, acompanhados por suas mulheres. O conselho recebeu documentos que indicavam gastos elevados com viagens à Europa, ao Japão e a outros países da Ásia. Algumas viagens foram feitas em nome do presidente do STJ, Felix Fischer, com o objetivo de representá-lo em eventos oficiais do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Na época, Felix Fischer afirmou em nota que o tribunal não pagou diárias para mulheres de ministros em viagens oficiais para representar o STJ no exterior. O presidente do tribunal esclareceu que, desde 2012, houve 14 missões oficiais ao exterior. Em três delas, ministros viajaram com suas mulheres em razão da existência de eventos em que a presença do cônjuge era recomendada.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias