Jardim Botânico do Rio desativa estacionamento, mas mantém vagas especiais

Publicado em 30/05/2014 - 17:05 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, anunciou hoje (30) a desativação definitiva, a partir do dia 2 de junho, do estacionamento na Rua Jardim Botânico, número 1.008, no bairro do mesmo nome, zona sul da cidade. Segundo informou a assessoria de imprensa Jardim Botânico, serão mantidas no local algumas vagas exclusivas para carros adaptados para pessoas com deficiências (carros adesivados) e para veículos de serviços de emergência, como ambulâncias e bombeiros.

A iniciativa teve uma primeira etapa em abril, com a redução de metade das vagas, e integra  o projeto Um Jardim para Todos, que está promovendo a revisão do espaço físico do instituto com o objetivo de  aumentar a acessibilidade, além de melhorar a mobilidade interna e os serviços aos visitantes.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de Ambiente e Tecnologia do Jardim Botânico, Claudison  Rodrigues, informou que o processo de reorganização do estacionamento inclui um convênio firmado com o Jockey Club do Rio de Janeiro,  que disponibilizou 230 vagas para os visitantes do local, cobrando o mesmo preço (R$ 7), desde  que apresentem o tíquete da bilheteria do instituto. A partir de junho, o Jockey Club vai oferecer mais 170 vagas, totalizando 400.

Uma pesquisa contratada pelo Jadim Botânico apurou que, do total de pessoas que visitam o instituto, 30% utilizam o próprio carro, enquanto a maioria usa transportes públicos, vans de turismo ou ônibus fretados. No caso de moradores das redondezas, a preferência é ir a pé ou de bicicleta até o Jardim Botânico.

A direção do instituto considera que, mesmo sendo uma minoria que usa carro para a visitação, há muitos anos o estacionamento do local, que tinha 80 vagas, era insuficiente para atender à demanda. Nos fins de semana de sol, por exemplo, o número de visitantes supera os 6 mil, o que costuma provocar filas e engarrafamentos na Rua Jardim Botânico, prejudicando o deslocamento de veículos no entorno, esclareceu a assessoria.

Táxis e veículos particulares poderão entrar no instituto apenas para embarque e desembarque de pessoas com deficiência, idosos e adultos com crianças pequenas, em frente ao Teatro Tom Jobim. Os membros da Associação de Amigos do Jardim Botânico poderão utilizar o estacionamento funcional localizado na Rua Pacheco Leão número 1.235, que foi ampliado em dez vagas e poderá receber até 50 veículos.

O Jardim Botânico informou ainda que foram criadas mais 26 vagas nos dois novos bicicletários instalados nos acessos da Rua Jardim Botânico, números 920 e 1.008, além das dez vagas já existentes ao lado da bilheteria principal.

Claudison Rodrigues disse que os canteiros e jardins da área do estacionamento, que foram destruídos pelos automóveis, serão recompostos. A ideia, segundo o diretor,  é implantar medidas relacionadas à sustentabilidade e melhorar a qualidade da visitação.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias