MST quer rapidez nas desapropriações e verbas para habitação rural

Publicado em 14/05/2014 - 20:32 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou ato hoje (14), no centro do Rio, reivindicando agilidade nos processos de desapropriação de terras e também mais verbas para a construção e reforma de habitações rurais. Os integrantes do MST estiveram na sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e na agência central da Caixa Econômica Federal.

A dirigente nacional do MST no Rio de Janeiro, Elisângela Carvalho, reuniu-se com funcionários da Caixa, enquanto outros membros ficaram na portaria do prédio protestando, tocando tambor e gritando palavras de ordem pela reforma agrária. "O movimento está fazendo uma jornada de lutas em nível nacional e uma das pautas é a questão do crédito à habitação. Era responsabilidade do Incra e agora passou à Caixa. Queremos entender como é o programa de habitação rural, para podermos encaminhar as famílias, pois é um processo que está emperrado para a construção e a reforma das habitações", disse Elisângela.

Segundo a dirigente, a Caixa informou que não há recursos, mas apenas a possibilidade de ampliação do programa, sendo necessário ir a cada superintendência regional onde os assentamentos estão localizados. De acordo com o MST, há necessidade de financiar mil unidades habitacionais só no estado do Rio. "Muitas famílias estão morando em barracas de lona e outras constroem casas em condições muito precárias. Em todo o país, o processo está muito demorado e as condições são muito ruins", afirmou, destacando que o valor para a construção de uma casa no campo é mais baixo do que nas cidades, onde o preço dos terrenos é mais valorizado. No campo, segundo ela, cada unidade custa em torno de R$ 28 mil.

A Caixa informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que recebeu os integrantes do MST, mas que as tratativas estão sendo conduzidas pelo Ministério das Cidades.

O ato realizado hoje integra a jornada de lutas do MST, que relembra os 18 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, onde 21 Sem Terra foram assassinados no Pará. Manifestações estão sendo realizadas, ao longo do mês, em outras cidades brasileiras.


Fonte: MST quer rapidez nas desapropriações e verbas para habitação rural

Edição: Helena Martins

Últimas notícias