Polícia detém 11 pessoas em protestos contra a Copa em Belo Horizonte

Publicado em 12/06/2014 - 20:43 Por Helena Martins - Repórter da Agência Brasil - Brasília

-

As polícias Militar e Civil de Minas Gerais detiveram 11 pessoas que participaram hoje (12) de protesto contra a Copa do Mundo, em Belo Horizonte. Um adolescente também foi apreendido, de acordo com nota divulgada há pouco pela Polícia Militar (PM).

Segundo a PM, as prisões foram decorrentes de atos de vandalismo contra o patrimônio público, praticados após os manifestantes e a polícia entrarem em confronto, na Praça da Liberdade, zona central da cidade. Entre os detidos estão “dois suspeitos de participar da depredação de uma viatura da Polícia Civil na Avenida João Pinheiro”, de acordo com o comunicado.

Já manifestantes afirmam que a polícia usou força e violência, de forma desproporcional, e fez prisões arbitrárias. Mais cedo, a Agência Brasil também mostrou que manifestantes e policiais divergem sobre o início do conflito. A polícia alega que usou bombas de gás e balas de borracha para proteger o relógio da Copa contra depredação, e os manifestantes sustentam que o ato era pacífico e foi a polícia que atacou os ativistas, antes deles chegarem à Praça da Liberdade.

Algumas pessoas ficaram feridas no protesto, dentre elas o repórter fotográfico Sérgio Moraes, da Agência Reuters, de 52 anos, que teve traumatismo craniano. O objeto que o atingiu ainda não foi identificado, e ele continua internado no Hospital Pronto Socorro João XXIII. A nota da PM informa que o fotógrafo deverá ficar em observação por um período de 24 horas.

A cinco quilômetros do centro da cidade e dos protestos, mais de 19 mil pessoas participaram da festa oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Fifa Fan Fest, que ocorre no Expominas, zona oeste de Belo Horizonte. No local, serão transmitidos todos os jogos do campeonato. Inclusive a partida entre as seleções de futebol da Colômbia e da Grécia, no Estádio Mineirão, no próximo sábado (14).

>> Copa 2104: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

 

*Colaborou Liliane Farias, repórter do Radiojornalismo

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias