Adesivos vão informar população sobre itinerário de ônibus no Rio

Publicado em 11/06/2014 - 14:01 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Mais de 4 mil adesivos inteligentes (tags) estão sendo colocados hoje (11) em pontos de ônibus, museus, teatros, parques e pontos turísticos do Rio, para informar aos moradores da cidade e turistas sobre as linhas de ônibus que circulam pela capital fluminense. A iniciativa é inédita na América Latina. Os dados serão divulgados em três idiomas – português, inglês e espanhol -  por meio de aplicativos de smartphones informando a localização e trajetos de coletivos em tempo real.

As pessoas interessadas em receber as informações sobre os ônibus precisarão, além de ter conexão com a internet, posicionar o celular em frente ao adesivo, usando o aplicativo para a leitura do QR code ou Near Field Communication (NFC). Mais de 20 cidades no mundo, como Barcelona, Madri e Paris, já oferecem serviços semelhantes. O programa Rio Smart City pode ainda englobar futuramente serviços da Central de Atendimento 1746, Procon Carioca e notícias locais, como eventos culturais.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho informou que o software vai servir para orientar turistas e moradores sobre as linhas que passam em determinado local da cidade.

“É um serviço que serve aos turistas e à população. A gente sabe que a Copa dura um mês e ficará  para a população. Este aplicativo demorou dois anos para ser trabalhado e implantado no Rio de Janeiro. Ele tem ligação com os GPS dos ônibus. É uma ferramenta inteligente que trabalha com a localização do ponto de ônibus e o GPS”, explicou.

Coelho disse ainda que, além desses 4 mil adesivos, outras mil tags serão colocadas nos pontos de ônibus e locais restantes até amanhã (12). Segundo o secretário, esses adesivos ainda não foram implementados devido à falta de cobertura em alguns locais da cidade, o que pode danificar as tags.

De acordo com o secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior o aplicativo vai mostrar ao usuário as principais linhas que passam pelo local, oferecendo ao público noções de tempo de deslocação do ônibus, como quanto vai demorar para chegar ao destino desejado.

“O Centro de Operações trabalha muito no conceito de cidade inteligente. A gente está dando informações ao usuário que está na cidade do Rio de Janeiro. Estes adesivos vão ser aplicados em 5 mil abrigos, praticamente todos da cidade. Isto quer dizer que é para a cidade inteira. A gente vai conseguir informar o cidadão das zonas oeste e norte, e o turista que está visitando a nossa cidade”, concluiu.

A universitária alemã Laura Göchel, de 22 anos, que estuda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que na Alemanha é “normal saber quando o ônibus vem e quando ele vai partir”. Laura acredita que os adesivos vão ajudar muito no deslocamento de pessoas que não conhecem a cidade.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias