Ministros de 160 países se reúnem no Quênia para discutir meio ambiente

Publicado em 23/06/2014 - 20:22 Por Andreia Verdélio* - Repórter da Agência Brasil - Nairobi

O desenvolvimento sustentável, o combate aos crimes ambientais e o destaque à proteção do meio ambiente em agendas políticas de todo o mundo estão sendo discutidos na primeira Assembleia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Na abertura do evento, hoje (23), na sede do Pnuma em Nairobi, no Quênia, a presidente da assembleia e ministra do Meio Ambiente da Mongólia, Oyun Sanjaasuren, afirmou que o mundo deverá ter 11 bilhões de habitantes até o fim deste século. A presidente pediu mais ação por parte dos países que participam da Assembleia para que o evento possa gerar resultados concretos.

Já o chefe do Pnuma, Achim Steiner, disse que o mundo não pode esperar mais e que os participantes devem se esforçar para por em prática medidas que garantam o desenvolvimento sustentável, evitando assim que a Assembleia se torne mais um encontro internacional com muitas palavras que depois não são executadas.

Entre os temas debatidos estão a questão do gênero e a contribuição da mulher para o desenvolvimento sustentável, o gerenciamento de químicos e lixo ambiental, além do tráfico ilegal de espécies da fauna e da flora. Na quarta-feira, a assembleia do Meio Ambiente vai publicar um relatório com dados sobre crimes ambientais que, segundo Steiner, geram US$ 200 bilhões por ano.

Também estão na pauta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que passarão a valer após 2015, quando termina o prazo para o cumprimento das Metas do Milênio. Mais de 160 países enviaram seus ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento a Nairobi. O encontro termina na sexta-feira (27), com a participação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon.

*Com informações da Rádio ONU

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias