Centro de transmissão da Copa abriga 86 emissoras de rádio e TV

Publicado em 02/06/2014 - 15:20 Por - Rio de Janeiro

-

O Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo, aberto oficialmente hoje (2), abrigará 86 emissoras de rádio e televisão de 41 países. O IBC será responsável pela recepção das imagens das 408 câmeras distribuídas nos 12 estádios do torneio e pela distribuição das imagens para as emissoras detentoras de direito de transmissão.

Esse trabalho de captura das imagens e retransmissão, feito via cabo e por satélite para as emissoras, ficará a cargo de 280 funcionários da empresa franco-suíça HBS, contratada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para filmar e distribuir as imagens dos 64 jogos da Copa.

O Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo, aberto oficialmente hoje (2), abrigará 86 emissoras de rádio e televisão de 41 países (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Espaço concentrará recepção e distribuição das imagens do Mundial Tânia Rêgo/Agência Brasil

Além de usar o material capturado pela HBS, as emissoras podem usar a infraestrutura do centro de transmissão para montar suas bases de operação e estúdios. Com um espaço de 55 mil metros quadrados (m²), o IBC funciona no centro de convenções Riocentro, na zona oeste do Rio.

Entre os espaços montados dentro do IBC, o maior é das emissoras públicas alemãs ARD e ZDF, com 2.250 m². “Aqui [o IBC] é a conexão com o mundo. A partir daqui, o mundo terá acesso ao Rio de Janeiro, ao Brasil, à Copa do Mundo e às 12 cidades-sede”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que as imagens que sairão do IBC chegarão a bilhões de pessoas em todo o mundo. “As imagens da Copa do Mundo atingirão a metade da população mundial. Mais de 3 bilhões de pessoas assistirão à Copa do Mundo”, destacou Fernandes.

Para ele, o sistema de transmissão, que envolverá conexão, por banda larga, entre as 12 cidades-sede, ficará como legado para o país. “Esse esforço nos permitiu, pela primeira vez, conectar a região amazônica brasileira com cabos de fibra ótica, integrando plenamente a região ao resto do país.”

Em discurso na inauguração do IBC, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu que os jornalistas estrangeiros não comparem o país com a Inglaterra, ou o Rio com Londres, última sede dos Jogos Olímpicos (em 2012).“O Brasil é um país que não atingiu ainda um nível de desenvolvimento ainda dos chamados países de primeiro mundo. Todos aqueles que chegarem ao Brasil imaginando que é a Inglaterra, ou chegarem ao Riode Janeiro imaginando que é Londres, vão certamente ter umaexperiência frustrante, no sentido de seu estágio de desenvolvimento”, alertou Paes.

O Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo, aberto oficialmente hoje (2), abrigará 86 emissoras de rádio e televisão de 41 países (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Centro Internacional de Transmissão da Copa  está instalado no Riocentro Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma das novidades da transmissão da Copa do Mundo será a instalação de 34 câmeras em cada um dos estádios, duas a mais do que as disponíveis nos estádios da Copa de 2010, na África do Sul. Algumas emissoras também permitirão a usuários da internet escolher a câmera em que quer assistir determinada jogada. O sistema, no entanto, não estará disponível para os internautas brasileiros.

De acordo com a Fifa, 161 emissoras de televisão e 158, de rádio, têm licença para transmitir os jogos.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias