Com greve, três linhas de metrô em São Paulo amanhecem fechadas

Publicado em 06/06/2014 - 07:31 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Com a continuidade da greve dos metroviários na capital paulista, três linhas do metrô estão totalmente paralisadas no início da manhã de hoje (6). De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, grevistas barram a entrada de funcionários que não aderiram à greve. Ontem (5), quando a paralisação começou, a circulação nessas linhas havia sido interrompida apenas parcialmente.

Não operam a Linha 1 – Azul, que liga a zona norte à zona sul, a Linha 2 – Verde, que vai da zona oeste à sul, e a Linha 3 – Vermelha, que liga a zona leste ao centro. Já os trens da Linha 5 – Lilás, que ligam bairros da zona sul, circulam em todas as estações. A Linha 4 – Amarela, administrada pela Via Quatro por meio do regime de concessão, opera normalmente da zona oeste ao centro.

Nessa quinta-feira, representantes do Metrô e do sindicato tentaram entendimento em uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Os metroviários recusaram a proposta de reajuste de 8,7% de aumento.

Diante da continuidade da greve, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que os trens da empresa vão circular hoje com menor intervalo, em todas as linhas. A Estação Corinthians-Itaquera, que atende à Linha 11-Coral, segundo a CPTM, ficará fechada por questão de segurança. “As plataformas daquela estação não comportam a demanda conjunta de usuários da CPTM e do Metrô”, diz o aviso da companhia.

Ontem, o fechamento dessa estação na zona leste provocou confusão. Usuários ficaram revoltados, derrubaram e quebraram grades para entrar na área de embarque dos trens da CPTM. A Polícia Militar precisou ser chamada. Segundo a CPTM, a SPTrans deve alterar hoje o itinerário dos ônibus com destino à Corinthians-Itaquera, de forma a redistribuir os coletivos nas demais estações para equalizar o fluxo de usuários.

A Linha 7-Rubi da CPTM, que liga o centro de São Paulo à cidade de Francisco Morato, terá a operação estendida até a Estação Brás, na zona leste.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias