Defesa Civil registra 400 mil atingidos pela chuva em Santa Catarina

Publicado em 13/06/2014 - 12:01 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Defesa Civil de Santa Catarina registra, até o momento, 400 mil pessoas afetadas pela chuva. Cerca de 50 mil pessoas ficaram desalojadas e 6 mil, desabrigadas. Duas mortes foram registradas, uma em Guaramirim e outra em Mafra. O estado contabiliza 28 feridos.

Chega a 42 o número de municípios atingidos, dos quais 30 estão em situação de emergência e dois deles - Guaramirim e Rio Negrinho - em estado de calamidade pública.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a sexta-feira (13) será de mais nuvens no oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral sul, com previsão de pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria pelo litoral. A chuva será de intensidade moderada a forte.

O fim de semana começa com o dia encoberto, com chuva em boa parte do dia na maioria das regiões. O acumulado de chuva previsto para o oeste e meio-oeste entre esta sexta-feira e o sábado pode superar 100 milímetros, causando alagamentos nessas regiões. No restante do estado, as regiões atingidas pela enchente permanecem em atenção, pelo fato de o nível dos rios ainda estar elevado e abaixar lentamente.

A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem o contato com as águas e não dirijam em lugares alagados. Também deve-se evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças que vivem próximo a rios e ribeirões.

Também deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Nesse caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do estado tem atendimento 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias