Fan Fest de Brasília começa dia 12 com estrutura para 50 mil pessoas

Publicado em 10/06/2014 - 19:18 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 -

Começa na quinta-feira (12), dia da abertura da Copa do Mundo, ao meio-dia, o Fifa Fan Fest, em Brasília. Será no Taguaparque, região administrativa de Taguatinga, onde foi montada estrutura para 50 mil pessoas. Mas, como a estimativa de público é maior, fora da área dos shows haverá telões espalhados em um espaço com capacidade para mais 200 mil pessoas. A abertura será com o cantor sertanejo Gusttavo Lima.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Paulo Roberto Batista, informou que haverá reforço na fiscalização, com bafômetros no entorno da festa. “Os grupos vão ter que escolher o motorista da vez, porque a fiscalização vai ser forte”, frisou.

De acordo com Cláudio Monteiro, secretário extraordinário da Copa, o evento custou aos cofres públicos R$ 10 milhões. As Fan Fests, com entrada gratuita, terão shows de DJs e outros artistas em todos os dias de jogos, além da exibição dos jogos em telões de alta definição. No primeiro dia o espaço deve abrir ao meio-dia. Nos outros dias de jogos, as festas começam por volta das 11h, e o encerramento às 21h30, com exceção do próximo sábado (14), quando o encerramento será por volta da meia-noite.

Em média, o efetivo de segurança terá 1,4 mil homens, entre bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Além disso, dentro do evento 200 seguranças particulares irão ajudar na orientação do público e na resolução de pequenos conflitos.

Todos que entrarem no espaço serão revistados e passarão por detector de metais. Alimentos, vidros, copos, lata, garrafas, copos, coolers, fogos de artifício e similares, carrinho de criança, filmadoras e câmera com lente superior a 20 centímetros (cm), lasers, animais, bolsas e mochilas com mais de 40cm, malas, pastas e similares não poderão entrar no local.

Haverá restaurantes e bares na parte interna do evento. Daniela Mercury, Maria Cecília e Rodolfo, CPM 22, Fresno e Margareth Menezes estão entre as atrações das Fan Fests de Brasília.

O governo orienta a população a usar o transporte público para ir ao Taguaparque, já que as vagas de estacionamento serão limitadas. De acordo com Cláudio Monteiro, Taguatinga foi escolhida por ser o local que reúne a maior população do Distrito Federal. “Mais da metade da população do Distrito Federal está em volta desse espaço, que foi escolhido para acolher nossos visitantes e nossa população”.

Todas as 12 cidades-sede da Copa terão Fan Fests, organizados pelo governo local, em parceria com a Fifa e com a Rede Globo.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias