Metroviários do Rio fazem assembleia amanhã e podem entrar em greve

Publicado em 09/06/2014 - 21:24 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os metroviários do Rio vão fazer uma assembleia amanhã (10) para decidir se entram em greve. A reunião está marcada para as 18h30, na sede do sindicato da categoria, na Praça da Bandeira, zona norte da cidade. Segundo o diretor presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro (Simerj), Heber Fernandes da Silva, a categoria está insatisfeita e tem reclamado dos baixos salários pagos a alguns setores da concessionária Metrô Rio.

 “A empresa vem empurrando com a barriga. E agora a categoria levada por tudo isso que tem acontecido tomou a decisão de entrar em estado de greve e fazer uma greve caso a empresa continue neste marasmo”,  disse, em entrevista à Agência Brasil.

O sindicalista informou que, após uma assembleia realizada em março, os metroviários encaminharam à direção da empresa a proposta com a pauta de reivindicações, que inclui reajuste correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de maio de 2013 a abril de 2014 e mais 15% correspondentes à recuperação de perdas desde 1998. “Isso dá um total de 23% de reajuste. A empresa ainda não fez contraproposta no sentido financeiro”, contou.

Além disso, os metroviários pedem que o piso salarial, hoje R$ 750, passe para R$ 993. A categoria reivindica também um plano de cargos e salários e participação mais justa nos lucros.

Silva disse que o aviso de possível paralisação foi feito com antecedência e hoje (9) a categoria divulgou nas estações uma carta aberta à população explicando a situação. Ele acredita que, com isso, se houver greve, ela não pode ser considerada abusiva, como aconteceu em São Paulo. “Acho que está mais do que divulgado, mas a decisão de amanhã vai ser uma decisão política. Não é interessante tecnicamente que greve de Metrô seja parcial, porque se diminuir o número de composições, vai encher as plataformas e causar risco de acidentes e de as pessoas caírem. Então, ou faz a greve geral ou não faz”, explicou.

O Metrô Rio informou que a negociação com a categoria está em andamento, mas não deu mais detalhes sobre a proposta que vem sendo apresentada aos metroviários. Ainda de acordo com a companhia, hoje as partes se reuniram e voltarão a se encontrar amanhã.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias