Projeto reúne universitários do Brasil e da Europa para retratar o país na Copa

Publicado em 09/06/2014 - 20:35 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

-

O projeto Além do Seu Mundo: o Brasil e a Copa, que reúne estudantes de jornalismo do Brasil e da Europa com o objetivo de elaborarem reportagens sobre opaís, dá início à sua segunda etapa, com a chegada ao Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 12 deste mês, de novos universitários da  Holanda, Alemanha, Inglaterra, Romênia, Bulgária e de Portugal.

Resultado de parceria entre o canal Futura, a empresa holandesa de mídia Lokaal Mondiaal e a Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), a iniciativa selecionou 63 jovens universitários, sendo 21 de diferentes países da Europa, 21 alunos da Facha e 21 estudantes de fora do Rio de Janeiro, representando outros estados. Eles integram uma seleção de craques cuja missão é registrar a  Copa do Mundo  em sete cidades que não sediam os jogos da competição da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

“O projeto tem como objetivo fazer uma análise, em matérias jornalísticas, do Brasil neste ano, antes, durante e depois da Copa do Mundo. Todas as mídias são bem-vindas”, disse hoje (9) à Agência Brasil o coordenador de Intercâmbio da Facha, Marcio Christ.  A ideia, esclareceu, é que os jovens  possam transmitir um reflexo do momento da Copa em outras partes do Brasil que não nas 12 cidades-sede do evento.

A cada etapa, sete jovens da Europa, sete da Facha e sete de outros estados, totalizando 21 estudantes, se dirigem aos municípios de Rio Branco, no Acre; Ribeirão Preto, em São Paulo; Belém, no Pará; Ilhéus, na Bahia; Umuarama, no Paraná; São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e Ouro Preto, em Minas Gerais. Nessa fase, eles  permanecerão nessas cidades até o dia 30 de  junho, quando retornarão ao Rio de Janeiro para a edição das matérias.

Para serem escolhidos para integrar o projeto, os estudantes participaram de uma pré-seleção curricular, além de etapas de recrutamento, entrevistas em inglês e treinamentos. No dia 13, a segunda leva de universitários terá a sua primeira reunião de trabalho, antes de seguir, no dia 20, para seus respectivos destinos no Brasil, sempre em grupos de três pessoas (um estudante estrangeiro, um aluno da Facha e outro de fora do Rio de Janeiro).

Na primeira etapa, efetuada entre os meses de março e abril, os estudantes visitaram os sete municípios para retratar o Brasil antes da Copa. Na terceira e última fase, que ocorrerá entre setembro e outubro próximo, mais 21 jovens farão matérias e reportagens para televisão, internet, rádio, mídia impressa e fotografia sobre o Brasil pós-Copa, informou  Marcio Christ. Experiência semelhante foi coordenada pela Lokaal Mondiaal na Copa da África do Sul.

A Facha tem preparado os estudantes com cursos de operação de câmera, pesquisa, produção, filmagens e edição. Eles participaram também de workshops (oficinas) sobre produção audiovisual, montagem de grandes eventos e centro de transmissão internacional, informou a assessoria de imprensa do projeto.

Marcio Christ disse que cada grupo fará pelo menos duas reportagens, sendo uma obrigatoriamente em vídeo e a segunda em outro formato jornalístico. Isso não impede, entretanto, que um estudante possa fazer um terceiro trabalho em outra mídia, como fotografia, por exemplo, destacou o coordenador. As matérias serão exibidas no canal Futura, em rede nacional, e também em emissoras de todos os países de origem dos jovens estrangeiros.

Depois da conclusão da terceira etapa, a Facha vai fazer uma grande mostra que incluirá todas as reportagens elaboradas pelos 63 universitários. Além de contribuir para a divulgação do Brasil no exterior, o projeto abre as portas do mercado internacional para os alunos brasileiros.

 


Fonte: Projeto reúne universitários do Brasil e da Europa para retratar o país na Copa

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias